Festa do Peão de Barretos eleva ocupação da rede hoteleira no interior
Com dois meses para o evento, que acontece de 15 a 25 de agosto, hotéis registram 85% dos leitos reservados
Foto: Divulgação - Força da Festa do Peão de Barretos para a hotelaria também tem reflexos na região
Por Da Reportagem Local | 23 de junho, 2024

A rede hoteleira de Barretos e região espera com ansiedade a 69ª edição da tradicional Festa do Peão da cidade – a maior e mais antiga da América Latina. Programado para 15 a 25 de agosto, o evento é responsável por impactar o setor e elevar a taxa de ocupação, podendo chegar a 100% em um raio de 100 km. Somente em Barretos, são 22 hotéis e 15 pousadas, em um total de mais de 3,6 mil leitos.

Localizado anexo ao Parque do Peão - o Barretos Park Hotel possui 251 apartamentos disponíveis e 60 dias antes da festa já estava com 85% das reservas esgotadas.

“Ao todo, cerca de 900 leitos serão movimentados por 11 dias por turistas do Brasil e exterior que buscam uma experiência de hospedagem temática exclusiva”, revela o gerente geral do empreendimento, Adriano Santos. Para atender este público, o empreendimento aumentará seu quadro de colaboradores em até 50% para algumas áreas.

A demanda por acomodações é tão robusta que Barretos figura entre os 10 destinos em alta para hóspedes de todo o mundo para estadias no período do evento, segundo o Airbnb. A cidade, inclusive, foi a única brasileira na lista de destinos em alta entre hóspedes globais e se sobressai por apresentar maior crescimento em comparação com o ano anterior.

Ainda de acordo com a plataforma de locações online, o resultado tem como base as buscas realizadas de janeiro a 15 de março de 2024, ou seja, com uma antecedência mínima de cinco meses.

A força da Festa do Peão de Barretos para a hotelaria também tem reflexos na região. No Wyndham Olímpia Royal Hotel, em Olímpia (48 km de Barretos), a procura por hospedagem começou logo após o término da edição de 2023. Dos 4.096 leitos existentes no complexo, 72% já estão ocupados para o período do evento.

“O impacto econômico da Festa do Peão reflete não só em Barretos, mas também em outras cidades em um raio de até 150 quilômetros e o setor de hotéis e pousadas é um dos mais beneficiados, atraindo um público fiel e de grande potencial”, aponta Hussein Gemha Júnior, presidente de Os Independentes, associação organizadora da Festa, que neste ano espera um público de 900 mil visitantes ao longo dos 11 dias de evento.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 18 de julho de 2024
Urupês sedia evento com exposições, palestras e almoço para produtores rurais
Por Da Reportagem Local | 17 de julho de 2024
FIT abre espaço para expositores em Feira de Artesanatos inédita
Por Guilherme Gandini | 15 de julho de 2024
Festa do Peão de Tabapuã, a maior da região, celebra Jubileu de Ouro