Férias: propor brincadeiras longe das telas é essencial para as crianças
Confira sugestões de atividades que estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e a interação entre os pequenos e a família
Fotos: Reprodução - Atividades físicas e lúdicas são ótimas opções para entreter os mais jovens
Por Da Reportagem Local | 23 de janeiro, 2024

Restam menos de duas semanas para o fim das férias, na maior parte das escolas, em período marcado pelo calor intenso, falta de rotina e por horas livres para que as crianças e adolescentes possam brincar e se conectar com os familiares. Nesse cenário, entre as questões que cercam os pais está o uso contínuo das telas e celulares por seus filhos. Afinal, como gerenciar isso?

Presente no cotidiano infantil, o uso excessivo das telas é motivo de debate constante entre familiares, responsáveis e especialistas sobre o tema. O uso desenfreado, que muitas vezes ocorre durante o recesso escolar, pode impactar a criatividade e gerar falta de socialização.

No contraponto do uso das telas, os especialistas alertam que o brincar livre deve ser incentivado, e nada melhor do que as férias para que os pais e responsáveis criem uma rotina de valorização do brincar, estimulando a autonomia, construções, expressões, interações, o raciocínio lógico e o levantamento de hipóteses no mundo do faz de conta.

CIRCUITO OLÍMPICO

Faltando pouco tempo das Olimpíadas de Paris 2024, que tal montar brincadeiras que sejam semelhantes a um circuito de competição? Vale utilizar cordas, almofadas, travesseiros e materiais que tenham em casa, depois é só juntar as crianças e partir para a brincadeira.

LIVROS EM DIAS DE CHUVA

A inserção de livros em brincadeiras que possam ser feitas dentro de casa é uma ótima maneira de evitar o uso das telas. Vale momentos de contação de histórias, mímicas, e adivinhações sobre os livros e os seus personagens.

COZINHAR É BRINCAR

Outro recurso que pode ser utilizado em casa é levar a brincadeira para a cozinha, com todos os cuidados com o fogão e utilizando objetos adequados para a idade das crianças. É possível fazer bolachas caseiras, pães e bolos e sucos divertidos e coloridos, tudo isso pode virar guloseimas e gerar ótimas recordações.

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

O simples também funciona muito, por isso, as brincadeiras que passam de pai para filho como esconde-esconde, lenço-atrás e atividades com bexigas são ótimas opções. Além da diversão, é um ótimo momento de apresentar a brincadeira favorita da infância dos pais para as crianças.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Caixas de leite, ovos e demais itens que iam direto para a lixeira podem virar construções sobre a mesa. Vale utilizar toda a imaginação em busca de recuperar os itens e transformá-los em brinquedos. Aproveite para inserir pincéis e tintas para estimular a criatividade dos pequenos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular