Nesta terça-feira, 15, é celebrado o dia da Proclamação da República, uma das datas mais importantes para a história do Brasil. Esse fato ocorreu em 1889 por causa do desgaste e da perda de popularidade da monarquia brasileira no final do século XIX. Com isso, um movimento de militares e civis possibilitou que a república fosse instaurada e a família real expulsa.
A insatisfação do Exército com o regime, advindo desde a Guerra do Paraguai, era compartilhada pelos cafeicultores paulistas e pela Igreja Católica. Em novembro de 1889, a crise política estava avançada e grandes nomes do republicanismo se reuniram, sendo um dos mais influentes o marechal Deodoro da Fonseca. No dia 15, o levante militar cercou o Gabinete Ministerial
Visconde de Ouro Preto foi destituído e preso; o imperador D. Pedro II ainda tentou realizar um novo gabinete no mesmo dia, porém sem sucesso. O anúncio oficial da República foi feito por um vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio. Dois dias depois, a família real portuguesa fugiu para Portugal, deixando Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente do Brasil.
SEM FESTA
Diferente de 7 de Setembro, que teve desfile pela rua Brasil, o feriado da Proclamação da República, segundo a prefeitura, não terá qualquer tipo de cerimônia em Catanduva.
Autor