Felipe Santaella vence desafio em congresso mundial de psiquiatria
Foto: Arquivo Pessoal - Felipe apresentou quatro trabalhos no 25º Congresso Mundial de Psiquiatria
Filho, neto e bisneto de catanduvenses, ele é residente médico na Unicamp e realiza estágio na Alemanha
Por Da Reportagem Local | 29 de outubro, 2025

O residente médico em Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Felipe José Santaella, participou do 25º Congresso Mundial de Psiquiatria, realizado em Praga, República Tcheca, onde apresentou quatro trabalhos — dois orais e dois pôsteres. O residente também conquistou o primeiro lugar em um desafio clínico, abordando a temática da justiça epistêmica. O evento foi promovido pela Associação Mundial de Psiquiatria (WPA).

A primeira competição de 3 minutos da WPA foi uma sessão interativa ao vivo, composta por uma série de apresentações curtas, com o objetivo de aprimorar as habilidades de comunicação de psiquiatras em início de carreira (ECP – Early Career Psychiatrists).

O formato busca incentivar esses profissionais a explicar seu tema de forma clara e concisa, aprimorando a entonação vocal e a capacidade de capturar a atenção do público. Após cada apresentação, havia dois minutos para perguntas e respostas da audiência.

Felipe conquistou o primeiro lugar com um trabalho sobre a importância da justiça epistêmica, conceito filosófico que lida com a credibilidade do conhecimento, combatendo a injustiça que ocorre quando o saber de certos grupos é desvalorizado. O trabalho contou com o auxílio do professor José Eduardo Porcher (PUC-RJ), que também colaborou no estudo sobre religiosidade apresentado.

“Ele se relaciona com o tema do congresso de 2025, ‘O papel da psiquiatria em um mundo em transformação’, no sentido de apontar como precisamos estar atentos em nosso discurso em saúde mental, para não reproduzir preconceitos como machismo, racismo e, ao mesmo tempo, fornecer conceitos que podem auxiliar a saúde mental das pessoas. Também dialoga com os trabalhos de certa maneira, pois trata de temas que raramente ganhariam visibilidade antes”, explicou o residente.

Para Felipe, o prêmio representou a materialização de um sonho, não apenas individual, mas também ligado à instituição. “Isso demonstra o quanto o que a gente faz na Unicamp mantém sua essência boa e de qualidade. Se não fosse por minha formação crítica, provavelmente não teria conquistado isso”, destacou.

Como vencedor, Felipe recebeu isenção da taxa de inscrição para o Congresso Mundial de Psiquiatria de 2026 e a oportunidade de escrever um artigo para o BJPsych Advances — periódico de educação médica continuada do Royal College of Psychiatrists.

Atualmente, ele realiza estágio na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, acompanhado pelo professor Thomas Fuchs, chefe da seção “Psicopatologia e Psicoterapia Fenomenológica” e professor de Fundamentos Filosóficos da Psiquiatria na instituição.

“A vivência internacional é, antes de mais nada, a possibilidade de olhar com carinho a forma como eu penso na minha formação. E não só isso, mas olhar também quais são as potencialidades e, principalmente, as especificidades que a gente tem com o nosso Sistema Único de Saúde. Então, é justamente usar o estágio de uma forma crítica para trazer conhecimento e retorno para a universidade pública”, declarou sobre a experiência.

Felipe foi primeiro autor nos quatro trabalhos que apresentou. “Eu acredito que a psiquiatria é uma ciência que não se faz sozinho, e o que o ambiente universitário nosso, da Unicamp, tem de diferente, é que os nossos professores não só ensinam o conhecimento para a gente, mas também a questioná-lo e a intercambiá-lo, então é um conhecimento que é feito justamente com outras pessoas”, concluiu Felipe.

QUEM É?

Felipe José Santaella é filho, neto e bisneto de catanduvenses. Seu pai é o engenheiro José Santaella Redorat Jr. e seus bisavôs José Santaella Rojano, o conhecido Tio Pepe, e o professor Santos Aguiar, que dá nome à escola da Vila Amêndola.

Texto: Reprodução/Unicamp/Karen Moraes

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Polícia Civil cumpre mandados em operação contra fraudes eletrônicas
Por Guilherme Gandini | 14 de novembro de 2025
Novos veículos devem suprir demanda de pacientes PCD
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular da Fatec Catanduva