
A 3ª edição da Expoeducare, considerada a maior feira educacional do interior de São Paulo, contará na abertura em 9 de abril, a partir das 8h, com apresentação da Orquestra de Sopros e Percussão Facmol (Fanfarra Celda Melo Oliveira), referência na execução musical no formato de fanfarra e com corpo coreógrafo. O grupo de Pereira Barreto/SP é composto por 85 integrantes.
O segundo dia da Expoeducare terá o espetáculo “Apenas um José”, com o ator Kiko Pissolato e a psicóloga, professora e mestre em Educação, Michelle Zukowski. A apresentação convida professores e gestores educacionais a repensarem suas práticas e o papel da educação socioemocional no desenvolvimento dos alunos. Com texto também de Pissolato, “Apenas um José” é uma experiência envolvente que une a ludicidade do teatro com a prática da Educação Socioemocional, provocando reflexões sobre o impacto da escola na vida dos alunos.
“Por meio de uma narrativa intensa e interativa, o público participa ativamente da história de José, um jovem que poderia ter um futuro completamente diferente se tivesse encontrado apoio e acolhimento na escola. A cada cena, a educação socioemocional se revela como uma ferramenta essencial para transformar vidas e reescrever histórias. Porque ensinar vai além do conteúdo. A educação socioemocional transforma vidas”, afirma Pissolato.
O ator é escritor, roteirista, diretor e dramaturgo, começou nas artes em 2002 e fez sua estreia profissional em 2004 nos palcos. De lá paa cá, foram 18 peças de teatro, 15 filmes, oito seriados na internet, três criações de voz original e 23 trabalhos na TV entre novelas e séries.
Já Michelle Zukowski é mestre em Educação e especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília. Atua também como palestrante e capacitadora na área da educação, já tendo ofertado treinamentos e capacitações em instituições brasileiras de ensino público, privado, de educação básica e superior.
É coautora do livro “Dúvidas e Respostas Sobre o Bullying e o Cyberbullying: explicações e propostas para a educação básica”, do MEC. Atualmente é a responsável pela parte técnica psicológica da coleção “Ser e Conviver” da Universitário Sistema Educacional.
PROGRAMAÇÃO
A Expoeducare deve reunir em São José do Rio Preto mais de 5 mil pessoas entre professores, gestores, secretários e lideranças da área da educação de mais de 350 municípios. Serão 48 horas de programação e imersão com palestras, apresentações culturais, workshops, oficinas e rodas de conversa. Mais de 40 expositores vão apresentar novas tecnologias e soluções metodológicas.
Os palestrantes são António Nóvoa, Bráulio Bessa, Cláudia Costin, Nino Paixão, Eduardo Shinyashiki, Cléber Fabiano, Tom Ferreira e as duas fundadoras da SOS Educação, Taís Bento e Roberta Bento. O evento será no Vila Conte. Mais informações em www.expoeducare.com.br.
Autor
