Famílias com pessoas que usam aparelhos de sobrevida devem comunicar Energisa
Empresa diz que essas unidades consumidoras têm prioridade nos serviços para restabelecer a energia em situações emergenciais
Foto: DIVULGAÇÃO - Concessionária deve comunicar os moradores com antecedência mínima de cinco dias úteis quando for realizar interrupção programada
Por Da Reportagem Local | 22 de julho, 2022
 

A Energisa Sul-Sudeste atende mais de 840 mil clientes nos 82 municípios da sua área de concessão, incluindo indústrias, comércios, residências nas zonas urbanas e rurais. Entre os clientes residenciais há um grupo que demanda uma atenção personalizada pelo fato de possuírem pacientes que dependem de aparelhos de sobrevida, que são ligados ininterruptamente à energia elétrica.   

Esse atendimento personalizado está previsto nos Direitos e Deveres do Consumidor de Energia Elétrica, conforme estabelece a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e expressa o cuidado que a distribuidora deve manter com a vida dos pacientes. 

“No entanto, para garantir um atendimento personalizado em caso de interrupções de energia para manutenções programadas ou até mesmo em situações emergenciais, a concessionária precisa saber quem são esses clientes que usam equipamentos de sobrevida”, explica Rodrigo Padovani Costa, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.   

Dessa forma, a Energisa solicita às famílias desses pacientes que atualizem o cadastro de suas unidades consumidoras, informando oficialmente a empresa sobre a existência de paciente que demanda atendimento personalizado.   

“Se não houver uma iniciativa da família em realizar o cadastro e manter os dados como telefones para contato sempre atualizados, não tem como identificarmos as moradias com esses pacientes, nem dar o suporte diferenciado quando necessário”, enfatiza.     

A resolução prevê que nas unidades consumidoras que contam com aparelhos de sobrevida, a concessionária deve comunicar os moradores com antecedência mínima de cinco dias úteis, quando for realizar a interrupção temporária da energia para manutenções programadas.  

“O cadastro atualizado na concessionária é essencial em situações de desligamentos acidentais, como temporais, raios que atingem a rede elétrica, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos. Nessas circunstâncias, a unidade consumidora com paciente ligado a aparelho de sobrevida tem prioridade no atendimento para restabelecer a energia”, reforça Padovani.  

COMO SE CADASTRAR?  

O cadastro está disponível para todos os clientes que têm pacientes que dependem de aparelhos movidos à eletricidade. Para tanto, é preciso comprovar a dependência e o risco de morte através de documentação específica, como atestado médico com CID, NIS, número do CRM do profissional médico, descrição dos equipamentos utilizados e horas mensais.    

Em caso de dúvidas, contate a Energisa Sul-Sudeste pelos canais digitais: Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android), site www.energisa.com.br e pelo 0800-7010326. 

 

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Redação de O Regional

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