Famerp realiza fórum sobre saúde mental no ambiente acadêmico
Foto: Divulgação - Alunos assistiram a palestras sobre vida universitária e fizeram ginástica
Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre alunos e profissionais; houve oficinas, ginástica e mindfulness
Por Da Reportagem Local | 05 de junho, 2025

Nesta quarta-feira, 4, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) realizou o Fórum Cuidar da Mente, Fortalecer a Vida, encontro idealizado para promover a conscientização, educação e diálogo sobre a importância da saúde mental no ambiente acadêmico. O evento contou com a presença do diretor da Famerp, Helencar Ignácio, do diretor executivo da Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), Horácio Ramalho e do diretor administrativo do Hospital de Base, Jorge Fares e de diretores adjuntos da Famerp.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre alunos e profissionais da Famerp. “Vivemos em uma era onde o conhecimento avança rapidamente, e as exigências acadêmicas se tornam cada vez mais desafiadoras. Nesse contexto, a Famerp entende que é fundamental reconhecer que o bem-estar emocional de nossos estudantes, professores e colaboradores é tão importante quanto o desenvolvimento intelectual e técnico”, citou Helencar Ignácio, durante a abertura.

O evento, que durou toda a manhã, contou com oficinas de meditação, ginástica, fortalecimento e mindfulness. No segundo bloco do evento, foram ministradas palestras sobre a vida universitária, formação e futuro profissional e saúde mental nos estudantes dos cursos de graduação em saúde. A iniciativa do evento foi do diretor de ensino da Famerp, Paulo Espada, e da diretora de alunos, Cristina Miyazaki, juntamente com coordenadores dos cursos.

“Cuidar da saúde mental não é apenas uma questão de bem-estar individual, mas uma responsabilidade profissional. Estudantes emocionalmente equilibrados estão mais aptos a aprender, a se relacionar com empatia e a oferecer um cuidado de qualidade aos pacientes. Portanto, é fundamental buscar apoio quando necessário, praticar o autocuidado e promover um ambiente acadêmico que valorize a saúde mental”, citou o diretor de ensino da Famerp.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Dia das Crianças de Elisiário será em 3 de outubro na Matriz
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Câmara de Marapoama fica lotada em palestra sobre saúde mental
Por Da Reportagem Local | 23 de setembro de 2025
Mais 50 radares passam a multar hoje; um deles fica em Olímpia