A Liga de Neurologia e Neurocirurgia do curso de Medicina/FAMECA da Unifipa, o Hospital de Base de Rio Preto e a Sociedade Brasileira de Cefaleia promovem o X Simpósio de Cefaleia e IV Simpósio de Epilepsia de maneira online de 15 a 17 de maio. O objetivo é promover conhecimento sobre o diagnóstico e tratamento das cefaleias e epilepsias para educação de profissionais de saúde, médicos, especialistas, residentes, estudantes universitários de medicina e áreas da saúde em geral.
No dia 15 de maio, às 21 horas, acontecerá uma “live” no perfil das organizadoras na rede social Instagram. Nos dias 16 e 17 os encontros serão pelo Google Meet. As palestras estão previstas para as 19h e os links enviados apenas para inscritos por meio dos e-mails pessoais. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do link https://www.unifipa.edu.br/institucional/sobre/simposio_cefaleia. Até 14 de maio estudantes de cursos da área da saúde, médicos e profissionais da área da saúde podem se inscrever gratuitamente. Neste ano os inscritos podem fazer parte de grupo de conversas do WhatsApp; o convite é enviado toda sexta-feira.
Para Eliana Melhado, uma das organizadoras, além do objetivo de gerar conhecimento na área de cefaleia, é necessário dizer que ela prevalece em 90% da população, sendo uma das queixas álgicas mais comuns na área de clínica médica em UBS, se tornando a mais comum no atendimento neurológico.
“Atender e conduzir adequadamente um paciente com cefaleia diminui o impacto de cronificação e reduz o número de diagnósticos errôneos que podem ocorrer. Gerar educação médica continuada na área de Epilepsia é de suma importância”, conclui a doutora.
Além de Eliana, neurologista e especialista em cefaleia, doutora em Ciências Médicas na área de Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia, docente de neurologia na Fameca/Unifipa e autora dos livros “Cefaleia na Mulher” e “Dor de Cabeça e Enxaqueca: Tudo O Que Você Precisa Saber”, também é organizadora Andressa Regina Galego, neurologista, neurofisiologista e preceptora da residência médica de neurologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Famerp, além de corresponsável pelo Ambulatório de Cefaleias do Hospital de Base e membro do Comitê da Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Cefaleia.
Autor