
A Faculdade de Medicina (Faceres) realiza hoje, dia 21 de maio, a II Jornada de Saúde da População Indígena, com o tema "O consultório na floresta: desafios e estratégias para assistência médica em territórios tradicionais". O evento será on-line e gratuito, e contará com a participação da Dra. Carla Rodrigues, médica que atuou na linha de frente da emergência sanitária Yanomami em 2023.
Em sua palestra, a Dra. Carla compartilha os desafios enfrentados na assistência médica em comunidades isoladas, onde o "consultório" muitas vezes se dá sob a sombra de árvores, e os meios de transporte incluem canoas ou helicópteros. A médica, que é supervisora do Mais Médicos no DSEI Yanomami, descreve como a medicina se adapta a contextos extremos, como malária, desnutrição grave, e até partos realizados sob lamparinas, em aldeias sem eletricidade.
“A II Jornada de Saúde Indígena da Faceres deseja mostrar que a medicina vai além dos hospitais bem equipados e da técnica. A vivência da Dra. Carla Rodrigues entre os Yanomami evidencia a importância da adaptação, do respeito às culturas e do compromisso com populações historicamente negligenciadas”, declara Araré Carvalho, professor e organizador do evento
Dra. Carla também relatou a experiência da medicina em comunidades indígenas no artigo "O chamado da floresta", abordando como o "prontuário" é a memória coletiva dos pajés, e os remédios incluem plantas tradicionais. Ela compartilha as dificuldades logísticas, com algumas equipes enfrentando jornadas de até 15 dias para chegar a aldeias e entregar medicamentos.
Autor
