Exposição ‘Uma Pintura Autista’ está de portas abertas ao público na Pinacoteca
Iniciativa do Corujas do Bem faz parte da programação dos 104 anos da cidade
Foto: O REGIONAL - Prefeito e diretoria do projeto Corujas do Bem abriram exposição
Por Guilherme Gandini | 09 de abril, 2022
 

A Prefeitura de Catanduva abriu oficialmente a exposição 'Uma Pintura Autista', na Pinacoteca Municipal João Nasser, o histórico Castelinho, na tarde desta sexta-feira, dia 8. O projeto, realizado pelo projeto Corujas do Bem, faz parte da programação dos 104 anos da cidade e do mês de conscientização sobre o autismo.  

O ato contou com a presença das crianças responsáveis pela pintura das telas e integrantes da diretoria da entidade: Mara Gabas, Renata Armiato, Tahis Gabas Zuliani, Marina Gabas, além do prefeito Padre Osvaldo, vice-prefeito Cláudio Romagnolli, secretários de governo e a imprensa.  

Em sua fala, Padre Osvaldo enalteceu a iniciativa da entidade. "Minha admiração aos alunos pela surpreendente atuação e a toda diretoria por persistir e acreditar no potencial de cada um", destacou. Ao todo, oito telas estão expostas e cada uma retrata um local da cidade.  

De acordo com a professora de artes Silvia Helena Barato Rubiano, que desenhou as imagens para que as crianças fizessem a pintura, estão contemplados a própria Pinacoteca, Estação Cultura, Secretaria de Educação, Igreja Matriz de São Domingos, Praça da República, rio São Domingos na florada dos ipês rosas e duas imagens da Sé Catedral Nossa Senhora Aparecida. 

A Pinacoteca permanece aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os quadros dos alunos do Corujas do Bem seguem em exposição até o final de abril. 

PRODUÇÃO 

O trabalho de acrílico sobre tela foi produzido pelas crianças autistas durante as aulas de artes, conduzidas, uma vez por semana, pela professora Silvia Rubiano. “A arte é um grande estímulo para a criança autista. Eles demonstram melhorias na coordenação motora, observação de detalhes, notam diferentes tons das cores. Ao longo de 5 anos de trabalho, receberam medalhas e prêmios e isso é muito importante para eles”, frisa. 

O projeto oferece de forma gratuita terapias adequadas para o autismo e atende 52 crianças de Catanduva e região de forma gratuita. A entidade fica na rua Igarapava, 294, Jardim Alpino. 

AROMATIZADORES 

O projeto Corujas do Bem aproveitou a celebração do Dia da Conscientização do Autismo, em 2 de abril, para anunciar o lançamento de uma linha exclusiva de aromatizadores da marca Dani Fernandes, que terá como foco o Dia das Mães. “Toda a renda será revertida ao Corujas do Bem”, celebra Mara Gabas, diretora da entidade.  

Dani Fernandes é uma das referências em produtos de perfumaria e toucador. A empresa oferece linha com mais de 200 produtos, com indústria própria de cosméticos e quatro lojas físicas. A empreendedora, Daniela Fernandes, recebeu as diretoras da entidade catanduvense, Tahis Zuliani, Mara Gabas e Renata Armiato, para celebrar a parceria solidária.  

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Stella Vicente | 25 de abril de 2024
Escritora lança livro sobre abuso sexual infantil na Biblioteca de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Sesc Catanduva apresenta espetáculo circense ‘O Azevedo Musicante’
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Núcleo de Apoio Psicopedagógico promove Oficina de Dança Moderna