Plantas de regiões áridas que são muito cultivadas em ambientes residenciais devido à variedade, beleza e facilidade de manutenção, as suculentas são as estrelas de uma exposição que começou na sexta-feira, 10, no Riopreto Shopping Center. A quinta edição da Exposição de Suculentas, que ficará em cartaz até o dia 20, envolve mais de 300 espécies da planta, além de vários tipos de cactos e de rosa do deserto.
Segundo o organizador da exposição, o biólogo Heitor Liporacci, mais de 10 mil vasos de diferentes tamanhos estão disponíveis para venda. “Temos desde vasos pequenos, que vendemos três unidades por R$ 10, até vasos maiores com espécies mais raras e cobiçadas.” Além dos vasos, o público também vai encontrar várias opções de arranjos prontos. “As pessoas gostam muito dos arranjos, que dão um toque especial na decoração da casa. Teremos arranjos de vários tamanhos”, conta o biólogo, que trabalha com paisagismo em Rio Preto.
Para quem quer botar a mão na massa, ou melhor, na terra, são comercializados kits de jardinagem e substrato próprio para o cultivo de suculentas e cactos. “Se a pessoa quiser plantar sua própria suculenta em um vaso ou criar o seu próprio arranjo, ela poderá adquirir o kit e ter um momento de terapia com jardinagem em casa.”
O biólogo destaca que as suculentas se tornaram muito populares nos últimos anos devido, principalmente, à facilidade de manutenção. “São tipos de plantas que não exigem tanta água”, explica. Outro ponto importante é a diversidade de espécies, que faz a suculenta ser adorada por muitos colecionadores. “Como são muitas espécies, criou-se um colecionismo em torno da suculenta. Há espécies que são mais comuns, outras mais raras e difíceis de serem encontradas. Isso estimula as pessoas a colecionarem.”
Autor