Catanduva demonstrou força econômica no primeiro semestre de 2023 ao consolidar exportações no valor de US$ 145,6 milhões. Isso representou crescimento de 42,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, com aumento de US$ 43,4 milhões. Os dados foram obtidos pela Secretaria de Desenvolvimento, por meio da plataforma Observatório Econômico.
Ao todo, Catanduva exportou para 50 países no período. Em maior proporção, para Arábia Saudita, China, Marrocos, Japão, Itália, Argentina. Na lista dos principais produtos exportados destacam-se: açúcares de cana, essências e concentrados de café, óleo de amendoim.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, o desempenho colocou o semestre entre os melhores da história de Catanduva: foi o melhor desde 2013 e o terceiro mais expressivo dos últimos 25 anos, desde o início da série histórica de estatísticas do comércio exterior.
O resultado ainda figura como o maior valor exportado pelo município no primeiro semestre dos últimos 10 anos e o terceiro desde 1997, ou seja, nos últimos 26 anos.
“Os números evidenciam o potencial exportador das empresas locais e sinalizam para o avanço na inserção internacional em 2023, processo que traz diversos reflexos positivos para a economia catanduvense, como geração de emprego e oportunidades”, enaltece o setor, em nota.
Autor