A atualização dos indicadores do Governo Federal referentes ao comércio exterior mostra que Catanduva ampliou sua presença no mercado externo no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Na totalização de janeiro a abril, as empresas locais exportaram US$ 68,2 milhões, com alta de 34,2% diante dos US$ 50,8 milhões do ano passado.
O melhor desempenho foi no mês de janeiro de 2023, quando foram vendidos US$ 28,5 milhões para outros países. Fevereiro resultou em US$ 10 milhões, março US$ 14,7 milhões e abril atingiu US$ 14,9 milhões. No ano passado, levando em conta apenas os quatro primeiros meses, o volume mais alto foi em abril, com US$ 16,2 milhões comercializados no mercado externo.
Quanto ao saldo da balança comercial, alcançado pelas exportações menos as importações, Catanduva registra US$ 37,8 milhões como resultado, já que foram comprados US$ 30,4 milhões em produtos de outros países – índice que aumentou 1.059% no comparativo de 2022 e 2023.
O desempenho internacional colocou a Cidade Feitiço na 60ª colocação no ranking de maiores exportadores de São Paulo, com participação de 0,3%, e 246ª do país, com 0,07%. A cidade é também a 78ª maior importadora paulista (0,1%) e 254ª no ranqueamento nacional (0,04%). Todos os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
PRODUTOS
Os extratos, essências e concentrados de café lideraram as vendas para outros países de janeiro a abril, com 45% de participação, num total de US$ 30,7 milhões. A variação foi positiva em 46,3%. Depois aparecem o açúcar de cana, beterraba ou sacarose, com 24% e US$ 16,2 milhões comercializados. O produto teve alta de 77,2% no período. O ranking tem o óleo de amendoim em terceiro lugar, com 20% de participação e US$ 13,8 milhões vendidos, em retração de 16,5%.
Quanto às importações, os itens mais procurados no exterior foram aparelhos para operações de aquecimento, cozimento e torrefação, com 65% de participação e sem comparativo com o período anterior, quando sequer apareceu nos índices. O investimento foi de US$ 19,9 milhões. Leite e nata (21%) aparecem a seguir, seguido por bombas para líquidos (4,1%), laminadores de metais e seus cilindros (3,2%) e torneiras, válvulas e dispositivos semelhantes (2,3%).
PAÍSES
Os três países que mais compraram produtos das empresas catanduvenses foram a Itália (14%), Argentina (12%) e Japão (11%). A China, que liderou as compras no ano passado aparece na sexta colocação. Já os que mais venderam foram a Dinamarca (65%), Paraguai (15%) e Itália (7%).
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