A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) acompanha de perto o trabalho da equipe da Siga Geofísica, empresa contratada pela Rumo, que está realizando estudo de investigação do solo em diversos pontos da cidade. Na sexta-feira, dia 31, os agentes estiveram concentrados na Praça da Independência e ruas adjacentes, no bairro Higienópolis, e realizaram inspeção visual em poços de visita e caixas de passagem existentes na área de estudo.
O projeto seguirá pelas próximas duas semanas e está dividido em 11 áreas, abrangendo o centro e diferentes bairros de Catanduva. As atividades estão sendo realizadas sem bloqueio das vias, permitindo o trânsito normal de veículos e pedestres.
De acordo com o superintendente da Saec, Marco Antonio Machado, o estudo contribuirá de forma significativa para o trabalho das equipes técnicas da autarquia.
“Esses levantamentos são essenciais para conhecermos com exatidão o que existe sob o solo. Com essas informações, conseguimos planejar e executar as obras com mais eficiência, evitando imprevistos e garantindo a segurança das redes e dos profissionais envolvidos”, destaca.
O geofísico Renato Moraes, sócio da Siga Geofísica, explica que o trabalho será feito de forma detalhada e técnica. “Nosso estudo é minucioso e utiliza equipamentos de alta precisão para detectar estruturas subterrâneas. Esses dados serão fundamentais para auxiliar o planejamento e a execução das obras da cidade, garantindo mais segurança, agilidade e eficiência em cada etapa”, ressalta.
A Rumo informa que o trabalho é essencial para a execução do projeto de novas obras do pacote previsto na solução integrada que eliminará todos os cruzamentos da ferrovia na cidade. Serão quase 20 obras, entre viadutos, pontilhões, passarelas, túneis e acessos viários. Todas as passagens pela ferrovia serão em desnível para proporcionar segurança e fluidez ao trânsito.
Autor