A Diretoria de Ensino de Catanduva marcou presença na 4ª edição da Expo Movimento Inova 2022, realizada nos dias 25 e 26 de maio, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O evento mostra as práticas do Inova Educação, que desde 2020 trabalha os componentes curriculares de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação nas cinco mil escolas estaduais de São Paulo.
A exposição reuniu nos dois dias aproximadamente 20 mil participantes, tendo como público professores, coordenadores, diretores, estudantes e equipes das 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo. Toda a rede acompanhou virtualmente pelo Centro de Mídias SP.
Catanduva foi representada pelos estudantes Heloise Silva, Lívia de Oliveira e Guilherme Guareshi, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Período Integram Prof.ª Shirley Camargo Von Zuben, de Novo Horizonte, que teve selecionado o projeto SCAR, um carro elétrico feito de material reciclável, desenvolvido durantes as aulas de tecnologia ministrada pelos professores Adriene Suellen Panegassi e Wellington Paulo de Oliveira Vilela.
Os estudantes relataram a importância para eles na participação do Movimento Expo Inova 2022, pois com a troca de vivência com outros estudantes e projetos, voltaram com muitas ideias em mente para engajar os colegas para que mais estudantes se interessem pela robótica.
As professoras coordenadoras do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, Telma de Lourenço e Erlene Bertino acompanharam o evento e exaltaram que “com a Expo Movimento Inova os estudantes tiveram oportunidade de apresentar suas potencialidades e criatividades.”
A Dirigente Regional de Ensino, professora Luciana Bianchin Lopes Pereira, também presente, destacou após a experiência: “É indescritível a oportunidade de vivenciar experiências tecnológicas, participar de palestras e oficinas nesses dias de evento. Estudantes e Professores de todo o Estado de São Paulo conectaram seus projetos de vida à inovação, através da exposição de trabalhos em um movimento em que a rede aprende com a rede.”
Pontuou ainda que além dos estudantes da Escola Estadual de Novo Horizonte, outros 38 estudantes das escolas estaduais de Catanduva e região visitaram presencialmente a expo. “Cada vez mais a tecnologia está presente na vida dos estudantes e, diante dessa realidade, as instituições de ensino devem se reinventar para atender às demandas do novo perfil de estudante, que é crítico, autônomo, protagonista, dinâmico e, principalmente, conectado.”
Autor