Estudantes de Catanduva partem para intercâmbio da Etec e Fatec
Os destinos de Yasmin Barbosa Barata e Mariely Batael Fanelli são Dublin, na Irlanda, e Nova York, nos Estados Unidos
Foto: Divulgação - Yasmin embarcou no sábado para Dublin e Mariely irá nesta semana para Nova York
Por Stella Vicente | 03 de fevereiro, 2024

Duas estudantes de Catanduva, uma da Etec Elias Nechar e outra da Fatec Catanduva, partem este mês para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS). Em dezembro, Yasmin Barbosa Barata e Mariely Batael Fanelli descobriram quais os destinos que as esperavam: Yasmin, que embarcou neste sábado, dia 3, foi para Dublin, na Irlanda; enquanto Mariely foi sorteada para Nova York, nos Estados Unidos, e viaja no próximo sábado, dia 10.

A bolsa para o intercâmbio contempla passagem aérea, curso intensivo da língua estrangeira com duração de quatro semanas, acomodação e alimentação em casa de família, seguro-viagem e cobertura de saúde, e ajuda de custo de 400 libras, euros ou dólares, dependendo do local designado.

Apesar do nervosismo com sua primeira viagem de avião e ter que passar pela temida imigração, Yasmin relatou estar ansiosa para o cronograma de passeios que já está programado para o grupo de intercambistas. “A escola que eu fui enviada é muito bem conceituada, em 2022 e 2023 recebeu o prêmio de melhor escola de inglês de Dublin, então é interessante. Estou muito animada, é uma escola bonita, localizada no centro, uma oportunidade incrível”, destaca.

Ela ainda vê o intercâmbio como algo que irá agregar muito em sua vida. “É um diferencial e passa maior confiança que tem o domínio da língua”, pontua Yasmin.

Mariely também está muito feliz com o destino que recebeu, pois vê Nova York como um lugar com diversas opções do que se fazer e com uma cultura muito bacana. “A preparação foi tranquila, já conhecemos todos [os intercambistas], recebemos mochila, blusa e moletom do intercâmbio, tudo certinho. Minhas malas também estão quase prontas e estou bem ansiosa”, diz.

Assim como Yasmin, ela também já pesquisou sobre a escola que irá frequentar em solo estadunidense e afirma que é muito renomada. “Tem várias atividades, não vai ser só o tipo de aula que você senta na cadeira e fica ouvindo um monte de coisas. Na programação nós vamos fazer cookies, vai ter um Dia da Pizza e vamos visitar a ponte do Brooklyn”, relata.

Além disso, há várias outras atrações que planeja visitar enquanto estiver na Big Apple. O próprio intercâmbio irá levar os alunos para várias excursões, como no Empire State Building e a Estátua da Liberdade.

“Tem também as coisas que eu quero fazer e conhecer. Quero patinar no gelo no Central Park, que é um sonho que vimos nos filmes; visitar o apartamento de Friends, que eu sou muito fã da série; comer a pizza do Homem-Aranha, que aparece nos filmes onde ele trabalha. Estou muito ansiosa mesmo”, conta Mariely.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Encontro de Veículos Antigos deve atrair multidão com 2 dias de atrações
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Direito da Unifipa recebe ‘Selo OAB Recomenda’ pela segunda vez
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Recanto Monsenhor Albino estimula idosos em oficina de pizzas