Estudantes de Catanduva integram grupo de intercâmbio da Etec e Fatec
Giovana Scotti de Sousa e Maria Angélica Corral estão participando de curso intensivo de língua inglesa e conhecendo a cultura local
Foto: Divulgação - Grupos embarcaram nos dias 19, 20 e 21 de janeiro para Inglaterra e Irlanda
Por Da Reportagem Local | 04 de fevereiro, 2023

Doze alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, da região de São José do Rio Preto, embarcaram para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS). Dois deles estudam em Catanduva, na Fatec e na Etec Elias Nechar. Para a maioria, esta é a primeira viagem internacional ou até mesmo a primeira experiência fora de casa.

Divididos em grupos, os participantes viajaram para as cidades de Londres, Cambridge, Canterbury, Eastbourne e Worthing, na Inglaterra, e Dublin, na Irlanda. A programação de quatro semanas inclui curso intensivo de língua inglesa e momentos de lazer para conhecer a cultura local. Cada grupo é acompanhado por um monitor do CPS, que cuida da organização, programa atividades e garante que os estudantes aproveitem ao máximo a oportunidade.

Giovana Scotti de Sousa, que cursa o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Etec Elias Nechar embarcou no dia 19 de janeiro para Dublin e está estudando no Centre of English Studies (CES). Já Maria Angélica Corral, aluna de Automação Industrial da Fatec Catanduva, viajou no 20 de janeiro para Eastbourne e estudar na Twin English Centre.

Para participar do Intercâmbio Cultural do CPS, os estudantes fizeram inscrição e foram selecionados com base na avaliação do melhor aproveitamento acadêmico dos cursos e unidades de ensino, de todo o Estado. Foram oferecidas 329 bolsas de estudo, sendo 241 para alunos de Etecs e 88 para estudantes matriculados nas Fatecs.

Estão contempladas no programa despesas com passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo. O intercâmbio cultural foi realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015 e já marcou a trajetória de muitos alunos do CPS.

NOVOS EMBARQUES

Mais dois grupos de estudantes embarcam nas próximas semanas. Neste sábado, 4, está previsto o voo que levará 20 estudantes de Fatecs a Cambridge, na Inglaterra. O último grupo tem saída prevista para 18 de fevereiro, rumo a Dublin, na Irlanda, com 23 alunos de Etecs e Fatecs.

Além das duas jovens de Catanduva, o grupo da região tem alunos de Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Jales (2), Mirassol, Novo Horizonte e São José do Rio Preto (3).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Especialista celebra criação de grupo de trabalho contra o bullying
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Veja dicas importantes para viajar com segurança nas férias de julho
Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
AME Catanduva faz auditoria em prestadora de serviço