Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) classificaram 15 projetos para a semifinal da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).
Entre os semifinalistas está o projeto “Reutilização de resíduos de construção civil e plásticos na fabricação de tijolos”, da Etec Prof.ª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte. A autoria, porém, não foi divulgada. Os demais são das Etecs de Americana, Campinas, Capital, Guarulhos, Itatiba, Limeira, Monte Mor e Ribeirão Pires.
“Estamos muito felizes com o resultado”, comemora Luis Gonzalez, diretor da Etec Bento Quirino, de Campinas, que classificou quatro projetos. “São trabalhos com potencial para chegar à final e até mesmo serem vencedores em suas categorias”, projeta.
Os 500 trabalhos semifinalistas foram selecionados em todas as regiões do país por um júri formado por centenas de professores e pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa. As bancas de avaliação estão previstas para ocorrer entre 15 e 26 de janeiro, em apresentações on-line, ao vivo.
Avançam para a mostra presencial, que será realizada em março de 2024, na USP, 200 projetos, que também serão expostos em ambiente virtual.
Entre os critérios para a seleção dos finalistas estão criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.
Autor