A região de Catanduva tem um representante nas Paralimpíadas Escolares 2022, que começaram na quarta-feira, 23, em São Paulo. Christian Daniel Cardozo, da E.E. Giuseppe Formigone, de Santa Adélia, compõe a delegação paulista – a maior da história dos jogos, com mais de 270 integrantes. O professor João Paulo Abdo Dela Valle também participa do evento, na capital.
De acordo com a Diretoria de Ensino de Catanduva, o jovem terá três dias de provas, já iniciadas ontem. Ele vai participar dos 400 metros, 1.500 metros e arremesso de peso.
A expectativa de medalhas é grande, já que Christian é tricampeão nas provas de meio-fundo. Ele foi campeão nos 150 metros e 800 metros e vice-campeão no arremesso de peso sub-12, em 2017; campeão nos 1.000 metros sub-14, em 2018; e campeão brasileiro nos 1.000 metros, arremesso de peso e 250 metros sub-14 em 2019. Nos dois últimos anos não houve disputa.
A etapa nacional das Paralímpiadas Escolares, um dos maiores jogos nacionais para crianças e adolescentes e um dos maiores eventos mundiais da categoria, visam à inclusão e buscam estimular a participação dos estudantes com deficiência de todo o país.
Desde a primeira edição dos jogos, inúmeros talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas disputas escolares e fazem história no Brasil e no mundo todo.
A competição é dividida nas modalidades atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado, com a estreia do halterofilismo.
Autor