Estudante da região conquista duas medalhas nas Paralimpíadas
Christian Daniel Cardozo, de Santa Adélia, participou da Fase Nacional da competição pela quarta vez, e faturou prata e bronze
Foto: DIVULGAÇÃO - No segundo lugar do pódio, Christian foi vice-campeão nos 400 metros e bronze nos 1.500
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro, 2022

Único representante da Diretoria de Ensino de Catanduva nas Paralimpíadas Escolares, na semana passada em São Paulo, o estudante Christian Daniel Cardozo, de 17 anos, conquistou duas medalhas na competição: uma de prata nos 400 metros (55,08 segundos) e outra de bronze, nos 1.500 metros (4,42 minutos), além de uma 4ª colocação no arremesso de peso. 

Christian é aluno da 2ª série do Ensino Médio da escola estadual Giuseppe Formigoni, do município de Santa Adélia, e participou pela quarta vez da Fase Nacional. Seu professor, João Paulo Abdo Della Valle, integrou a comissão técnica do atletismo de São Paulo.

O atleta participou por muitos anos das Turmas de Atividades Curriculares Desportivas – ACD, projeto desenvolvido na unidade escolar, que visa não apenas a conquista de medalhas, mas sim a integração, o respeito entre os alunos, a qualidade de vida e a inclusão social.

Christian disse que, para ele, o importante além de exercitar e ganhar medalhas, é a convivência, por uma semana, com pessoas de todo o país e fazer novas amizades, além de ficar em um hotel maravilhoso com uma excelente comida.

“O Estado de São Paulo foi campeão geral no atletismo das Paralimpíadas Escolares e tive mais uma vez o privilégio de fazer parte da equipe como um dos técnicos”, disse o professor João Paulo. E concluiu: “Mais uma grande conquista do esporte para a nossa região.”

A diretora da escola, professora Maria Jandira Cason Boer, ressaltou: “Todos nós estamos orgulhosos do ótimo desempenho do aluno Christian e do professor João Paulo, agradecemos o apoio da Diretoria de Ensino de Catanduva na pessoa da dirigente regional de Ensino, professora Luciana Bianchin Lopes Pereira, da supervisora de Ensino, professora Maria Sílvia Azarite Salomão e da professora especialista em Currículo, Regina Lopes.”

“É um orgulho para a Unidade Escolar e para a Diretoria de Ensino de Catanduva ter um representante nas Paralimpíadas Escolares pela quarta vez”, enalteceu professora Luciana, que ainda completou: “A participação dos estudantes nos jogos Escolares Paralímpicos é levantar a bandeira da igualdade, oportunidade, superação, dedicação e amor ao esporte.”

A MAIOR DA HISTÓRIA

A edição deste ano das Paralimpíadas Escolares foi a maior da história, com cerca de 1,3 mil atletas, em idade escolar, de 25 estados e do Distrito Federal – a exceção foi o Piauí. Os inscritos de 2022 superam os 1,2 mil participantes de 2019, ano em que todas as 27 unidades federativas brasileiras foram representadas. A organização é do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
Novorizontino retoma preparação para decisão do acesso ao Brasileirão
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Novorizontino empata com Paysandu e decide acesso na última rodada
Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Pedal Solidário da Unifipa será no próximo domingo