Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Neurodesenvolvimento Infantil de Catanduva, promovido pelo Mundo Aba Clínica Interdisciplinar. O evento acontecerá no dia 2 de dezembro, no Clube de Tênis Catanduva (CTC), e terá arrecadação revertida para o projeto Corujas do Bem.
Segundo a organizadora do simpósio, Mariana Gisse, que é psicóloga no Mundo Aba, o tema será abordado a fim de entender melhor que a neurodiversidade se faz cada vez mais necessária. “E para que possamos oportunizar a redução de estigmas e, consequentemente, de exclusão”, diz.
Ela ainda afirma que Catanduva conta com grupos que têm evidenciado a importância de se falar sobre o desenvolvimento atípico, porém, é muito carente em questão de atendimentos especializados para usuários do SUS.
“O evento tem como objetivo abordar temas importantes e trazer mais conhecimento acerca do desenvolvimento atípico para pais, profissionais da educação e da saúde, com profissionais que são referência em sua área de atuação”, aponta a psicóloga.
Entre os temas previstos estão o TEA - Transtorno do Espectro Autista, TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e TOD - Transtorno de Oposição Desafiante.
A escolha do Corujas do Bem, que atende de forma gratuita crianças e adolescentes dentro do transtorno do espectro do autismo, segundo Mariana, foi por méritos. “A escolha se deu pela importância do trabalho realizado pela instituição”, relata.
Autor