Especialista indica frutas para variar cardápio dos pets no fim de ano
É muito comum oferecer petiscos em casa; a veterinária Tamires Ramos dá dicas de como fazer da forma correta
Crédito: Divulgação - Veterinária Tamires Ramos afirma que é comum que se oferte em casa petiscos aos pets
Por Stella Vicente | 31 de dezembro, 2022

Em um mundo ideal, a alimentação correta para cães é sempre seguindo as recomendações de um médico veterinário. Na maioria das vezes, é indicada a utilização da ração e, em determinados casos, a alimentação natural, que deve ser sempre formulada por um nutricionista veterinário.

Porém, a veterinária Tamires Ramos, do Núcleo Veterinário, afirma que, apesar dessa recomendação, é comum que se ofereça em casa petiscos aos pets que estão fora dessa "dieta" ideal.

"Neste caso é sempre bom conversar com o veterinário sobre o que pode ser oferecido ou não. O gato por si só recusa uma série de petiscos, mas os cães em geral têm boa aceitação por tudo que é ofertado, então é bom estar sempre atento no que pode ou não oferecer como petiscos" ressalta a especialista.

Para quem planeja variar o cardápio dos pets durante as festas de fim de ano, Tamires indica as frutas como boa alternativa. Segundo ela, maçã, banana, manga, pera, melancia e morango podem ser oferecidas. Porém, reforça, é necessário saber a melhor forma de ofertar.

Tamires diz que no caso da banana é preciso retirar a casca; com a maçã e a pera deve se retirar o talo e as sementes; com a manga, é necessário retirar a casca e o caroço; a melancia é ótima fonte de água, ajuda na hidratação no verão, mas também é preciso ofertar sem casca e sem sementes; e o morango pode ser oferecido inteiro, mas não em grandes quantidades.

"Existem frutas que são contra indicadas e não devem ser oferecidas aos pets", alerta, apontando a uva e a uva passa, que podem causar lesões renais graves em cães e gatos, mesmo em pequena quantia; a laranja, que não é indicada por ser muito ácida e, se o cão apresentar gastrite fará muito mal e até causar ulcerações e queimaduras na boca se oferecida com a casca; abacaxi, que assim como a laranja, não é indicado devido o teor de acidez, podendo afetar o trato gastrointestinal.

Outras que compõem a lista das contraindicadas são o abacate, que possui uma substância tóxica para cães e gatos e pode levar a complicações gastrointestinais, como a diarreia; a carambola, por possuir uma substância tóxica natural, que não é filtrada pelo rim dos cães que são portadores de insuficiência renal; a cereja, embora a data favoreça a compra da fruta, em tempos de Natal, é contraindicada devido à concentração de cianeto na casca e na semente, substância que causa intoxicação.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades