A escritora Pamela do Vale realizará três encontros presenciais em agosto, compondo o projeto “Roteiro Para o Interior”, que vai tratar sobre a produção de roteiros para o cinema. O objetivo é capacitar o público do interior paulista, incentivar o surgimento de mais roteiristas de cinema e de projetos cinematográficos na região. A iniciativa tem recursos da Lei Paulo Gustavo.
O material das oficinas foi composto pela escritora, após formação feita com o diretor e roteirista premiado Daniel Lopes, que já assinou dezenas de curtas, médias e longas-metragens para a Escola de Atores Wolf Maia. O conteúdo vai do básico ao avançado, com teoria e prática.
Pamela do Vale é catanduvense e autora dos livros “Alvorecer”, lançado em 2021, e “Índigo”, com lançamento previsto para outubro de 2024. No ano passado, seu interesse por roteiros para cinema tomou espaço maior em seus estudos, o que deu origem ao projeto de capacitação.
A primeira oficina será em 3 de agosto e abordará a estrutura de uma história, tipos de narrativa, criação de personagem, entre outros tópicos. A sequência será no dia 10 de agosto, em aula que tratará sobre diálogos, estrutura do roteiro e técnicas utilizadas em filmes, com exercício prático. No dia 24, os temas serão som, montagem, ferramentas e a análise dos roteiros produzidos.
As inscrições podem ser feitas diretamente na Estação Cultura, na rua Rio de Janeiro, nº 100, nos dias úteis, ou a partir de QR Code que está disponível nas redes sociais da escritora @pamdovale. As aulas serão realizadas na Biblioteca Municipal, que fica na av. São Domingos, 880, no Centro.
Autor