Onze escolas municipais de Catanduva, além do Creas, Cras Bom Pastor e Centro Dia da Pessoa Idosa, são alvos da Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência, iniciada na segunda-feira, 22. As atividades prosseguem até 10 de maio e são lideradas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, tendo como foco as chamadas “barreiras atitudinais”.
“Um dos trabalhos realizados pela Assistência Social, e que é uma das essências dessa política pública, é a prevenção das violações de direitos. E as violências são focos de campanhas que acontecem todos os anos. No mês de abril, nós estamos realizando campanha de combate à violência contra a pessoa com deficiência”, explica a secretária da pasta, Marcela Alvares.
Segundo a gestora, as barreiras atitudinais são tipos de comportamentos que impedem ou dificultam a participação social das pessoas com deficiência. “São atitudes de preconceito, de isolamento, a postura capacitista, todas essas formas de agir acabam violando a possibilidade do pleno desenvolvimento e inserção social e cidadã das pessoas com deficiência.”
A campanha desse ano, segundo ela, atinge principalmente crianças e adolescentes das escolas municipais, mas também vão englobar munícipes que participam dos diversos serviços das unidades da assistência social. “O objetivo é, principalmente, conscientizar desde a infância para que nós possamos ter adultos conscientes e empáticos”, reforça Marcela.
Conforme o cronograma, as primeiras escolas que receberam a abordagem lúdica foram a EMEF Prof. Gastão Silveira e EMEF Prof.ª Luzia Ap. Sestito Gradella, com contação de histórias, e a EMEF Coronel José Pedro da Motta, com teatro. Nesta sexta-feira, 26, a peça teatral será apresentada no CRAS Bom Pastor e na segunda-feira, 29, na EMEF Graciema Ramos da Silva.
A lista segue com a EMEF Darci Helena Delgado Januário, no dia 30 de abril, EMEF Nelson de Macedo Musa, em 3 de maio, EMEF Dr. Armando Prandi e Centro Dia da Pessoa Idosa, no dia 6, EMEF Arnaldo Zancaner, no dia 7, EMEF Mário Juliano Pozetti, no dia 8, EMEF José D’Oliveira Barreto, no dia 9, e EMEF Octacílio de Oliveira Ramos, no dia 10 de maio.
Autor