As escolas municipais de Catanduva tiveram pequena queda no Ideb 2021, nos anos iniciais, na comparação com a avaliação anterior, feita em 2019. A média passou de 6,7 para 6,4, porém mantendo-se superior à meta projetada para este ano, que é de 6,1. Já as turmas do 9º ano tiveram avanço, passando de 5 para 5,2, ainda que abaixo do esperado, que seria 5,9.
O Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avalia o desempenho dos estudantes nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A metodologia aplicada é a mesma desde 2007, mas, segundo o Ministério da Educação, os dados do ano passado têm reflexo da pandemia, que causou grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021.
Esse aspecto também foi mencionado pela secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, ao analisar o resultado do município na avaliação, a pedido de O Regional. “A expectativa nacional era de queda no rendimento escolar em função do impacto da Pandemia de Covid-19, que impôs a suspensão de aulas presenciais por um período extremamente longo”, afirmou.
Ela ressaltou que a média nacional do Ideb 2021 para o Ensino Fundamental/Anos Iniciais foi de 5,8 e para o Ensino Fundamental/Anos Finais foi de 5,1 e que, em ambas as etapas, a Rede Municipal de Catanduva superou as médias nacionais, ficando, respectivamente com 6,4 e 5,2.
“O resultado do impacto da pandemia já era esperado em todo país, motivo pelo qual não se pode comparar diretamente o resultado do Ideb 2019 com o atual resultado, sem as necessárias ponderações do ensino remoto”, frisa a educadora, que indica que o comparativo deve ser feito com outros municípios de expressão nacional na região.
Segundo ela, seriam os casos das cidades de São José do Rio Preto, Novo Horizonte, Araraquara e Bebedouro, por exemplo. “Por tudo isso, o resultado do Ideb 2021 é extremamente positivo para Rede Municipal de Ensino de Catanduva e sabemos que reflete o resultado de uma gestão que tem compromisso com o fazer educativo com qualidade e responsabilidade”, enalteceu.
Cláudia diz ainda que este é “o resultado do trabalho de gestores e, sobretudo, de professores que souberam se reinventar e fazer de cada breve momento de contato com os alunos, no contexto das aulas online, um grande momento de aprendizagem. E também é resultado das múltiplas capacidades de nossos educandos, que sendo, “nativos digitais”, souberam tirar muito proveito das atividades remotas, sendo estas síncronas ou assíncronas.”
Quatro escolas elevaram índices nos Anos Iniciais
As escolas municipais Santos Aguiar (6,7 – 6,8), José D’Oliveira Barreto (6,4 – 6,8), Darci Januário (6,3 – 6,4) e Coronel José Pedro da Motta (5,7 – 5,8) conseguiram no Ideb 2021 resultados acima dos obtidos na avaliação de 2019, apesar da pandemia do novo coronavírus. Outras oito unidades apresentaram índices em queda, enquanto uma, o Waldemar Aydar, teve número de participantes insuficientes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Esse é o primeiro Ideb da nova gestão e, apesar da pandemia, obtivemos resultados muito positivos, aumentamos 0.4 em relação ao Ideb anterior. Fica comprovado o empenho de todos os professores e das famílias, que não mediram esforços para que a aprendizagem desses alunos continuasse mesmo durante a pandemia”, celebra Daniele Butarelo Catelan, diretora da escola José D’Oliveira Barreto, a que apresentou maior crescimento no período.
Autor