Escolas estaduais ‘driblam’ pandemia e ficam quase estáveis no Ideb
Dirigente de Ensino enalteceu resultados e parabenizou unidades que alcançaram as melhores notas na região de Catanduva
Fotos: DIVULGAÇÃO/DIRETORIA DE ENSINO - Alunos do 9º ano da escola Paulo de Lima alcançaram média superior a 6 no Ideb
Por Guilherme Gandini | 22 de setembro, 2022
 

O Ministério da Educação divulgou nos últimos dias o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com os números obtidos na última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, que contou com a participação de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país.  

O Saeb permite medir os resultados de aprendizagem dos estudantes juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, que compõem o Ideb, índice que funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos de cada escola.  

O Ideb é calculado, portanto, a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.  

Na região de Catanduva, a Diretoria de Ensino foi avaliada pelas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais) e pela 3ª série do Ensino Médio. Diante dos resultados, a dirigente Luciana Bianchin Lopes Pereira parabenizou o empenho e dedicação das unidades escolares.  

“Agradeço estudantes, gestores, docentes e funcionários, que não mediram esforços para garantir a aprendizagem de seus estudantes, especialmente em um cenário pós pandemia, demonstrando, desse modo, compromisso na construção de uma educação básica de qualidade na Rede Estadual”, salientou a educadora.  

NÚMEROS  

De acordo com os dados do Ideb, as escolas estaduais de Catanduva alcançaram nota 5,7 em 2021 para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, registrando pequena queda com relação à avaliação anterior, em 2019, que teve índice 5,8. A meta projetada seria 6 na avaliação anterior e 6,3 para a nova edição, segundo o Inep. 

Já no Ensino Médio, o resultado foi 4,9, pouco abaixo da nota 5 conquistada na última edição do Ideb. A meta projetada seria 4,7 na avaliação anterior e exatamente 4,9 na mais recente. 

Com relação ao desempenho das escolas, a dirigente regional Luciana Bianchin Lopes Pereira ressaltou que o Ensino Fundamental (anos finais), obteve média superior a 6 nas unidades EE Antônio Maximiano Rodrigues, EE Nicola Mastrocola, EE Paulo de Lima Corrêa, todas de Catanduva, e na EE Professora Aparecida Matilde Turim Baldo, em Palmares Paulista.  

No Ensino Médio, destaca ela, conquistaram média superior a 5 as unidades escolares EE Antônio Maximiano Rodrigues e EE Paulo de Lima Corrêa, ambas de Catanduva, além da EE Gabriel Hernandez e EE Benedito Borges da Silveira, de Ariranha e Elisiário, respectivamente. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades