As Escolas Estaduais Alfredo Minervino e Prof. Vitorino Pereira, de Catanduva, que integram o Programa de Ensino Integral – PEI, passaram por diversas mudanças e melhorias na infraestrutura física e pedagógica, visando obter impacto direto na efetividade da aprendizagem dos estudantes.
As duas unidades de ensino foram contempladas por investimentos do programa do Governo Estadual Dinheiro Direto na Escola Paulista - PDDE Paulista, que tem como objetivo prestar assistência financeira suplementar às escolas públicas da educação básica da Rede Estadual de ensino paulista, o que possibilitou a adequação de alguns espaços nas escolas.
Os dois prédios ganharam nova pintura interna e externa, troca de pisos do pátio, manutenção elétrica, além da criação de espaços de aprendizagem como, por exemplo, a sala Maker, que trabalha com a criatividade dos estudantes por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia.
Também houve melhorias nos laboratórios de ciências e salas de informática, além da compra de equipamentos tecnológicos, que buscam proporcionar um ambiente acolhedor e, principalmente, contribuir para a qualidade do ensino aprendizagem e bem-estar dos estudantes.
Em nota ao Jornal O Regional, a Diretoria de Ensino de Catanduva destacou a revitalização da fachada da escola Prof. Vitorino Pereira, na Vila Paulista. Antes, os estudantes eram recebidos pela entrada da rua Alagoas; agora, foi realizada pintura moderna e colorida no muro e o recuo da calçada para que a entrada dos estudantes aconteça pela avenida Benedito Zancaner, facilitando o acesso e aumentando a segurança.
O diretor da escola, professor Almir Rogério Breguedo de Souza diz que “o embelezamento dos ambientes da escola Vitorino Pereira” favoreceu, principalmente, o sentimento de pertencimento dos estudantes em relação à escola. “A aproximação entre comunidade e escola possibilita a construção de uma identidade própria e coletiva, atuando juntos como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.”
Diretora da escola Minervino, a professora Rita Corniani conta que a escola aderiu ao Programa de Ensino Integral no início de 2022, com atendimento de 271 estudantes entre 10 e 14 anos do Ensino Fundamental Anos Finais, e que o PDDE Paulista vem fortalecer a participação da comunidade e a autonomia da gestão para realizar as melhorias que a escola realmente precisa. “Sem esses recursos seria muito difícil ter uma escola bonita e agradável como hoje se encontra”, completa.
A professora Luciana Bianchin Lopes Pereira, dirigente regional de Ensino, relembra que o PDDE foi instituído pelo Governo de São Paulo, a partir de 2019, com objetivo de garantir às escolas não apenas o repasse de recursos, mas autonomia e desburocratização na sua aplicação, de acordo com a demanda e realidade de cada unidade.
“Bons exemplos do uso desse recurso são as escolas Alfredo Minervino e Prof. Vitorino Pereira, que puderam revitalizar o ambiente escolar atendendo as diretrizes da Secretaria da Educação Estadual, que visa promover melhorias físicas e pedagógicas na escola, bem como o protagonismo dos estudantes através da atuação ativa do Grêmio Estudantil no direcionamento dos recursos financeiros destinados às Unidades Escolares por meio do PDDE Paulista, com vistas a fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar”, salienta.
Autor