A Política de Assistência Social de Santa Adélia finalizou o Programa “Higiene Menstrual” em 2022 com a entrega de kit higiene nas escolas municipais Adelino Honorato Bertolo e Iracema de Moraes Marchezini, do distrito de Botelho.
Segundo a secretária do Bem-Estar Social, Jucieli Costa, que realizou a entrega juntamente com a coordenadora do Cras, Cristiane Raydan, o kit contém absorvente, papel higiênico, sabonete, entre outros itens. Além da entrega, elas também conversaram com as adolescentes sobre o tema.
“O programa tem por objetivo promover informação sobre a saúde de higiene menstrual e acesso às políticas públicas, ações educativas e insumos de higiene e saúde menstrual”, informou a coordenadora do Cras.
“Além dessa entrega, ao longo do ano também fizemos a entrega de kits às mulheres com vulnerabilidade social, às que participam dos programas Auxílio Brasil e Renda Cidadã, sempre proporcionando informações importantes para que todas tenham acesso, não só aos kits, mas saibam se cuidar e procurar os serviços públicos quando precisarem”, disse a secretária do Bem-Estar Social.
“Também informamos que quem não tem condições, ou quem souber de pessoas que não tem condições de adquirir os itens de higiene, pode procurar o Fundo Social. Essa situação é realidade na vida de uma parcela da população que arrisca sua saúde pela falta de acesso a itens básicos de higiene, informação e apoio. Nesse contexto, atividades consideradas corriqueiras, como ir ao trabalho ou frequentar a escola, tornam-se grandes desafios para quem convive com a pobreza menstrual, aumentando a desigualdade social e de gênero”, finalizou Jucieli.
Autor