Escolas de Ariranha doam 170 kg de tampinhas ao HCC
Foto: Divulgação/FPA - Escolas realizaram atividades pedagógicas e estimularam coleta de tampinhas
Durante a entrega, a primeira-dama Marina Ayusso Trovó destacou a importância da ação
Por Da Reportagem Local | 20 de dezembro, 2025

As escolas municipais de Ariranha realizaram, ao longo do ano, a ação solidária “Tampinhas do Bem”, que resultou na arrecadação de 173,6 quilos de tampinhas plásticas, doadas ao Hospital de Câncer de Catanduva (HCC). A iniciativa envolveu alunos, professores e equipes gestoras das unidades escolares do município, aliando conscientização ambiental e solidariedade.

A entrega do material contou com a presença da primeira-dama de Ariranha, Marina Ayusso Lopreto Trovó, representantes da Secretaria Municipal de Educação, alunos e professores da EMEF Professora Benta Teixeira de Carvalho Pereira e EMEF Professora Dircília de Carvalho Pereira Gutierrez, que representaram todas as escolas participantes.

Durante a entrega, a primeira-dama destacou a importância da ação desenvolvida nas escolas. “O objetivo foi despertar, desde cedo, o senso de solidariedade e responsabilidade social nos nossos alunos, mostrando que pequenos gestos podem gerar grandes transformações”, disse, lembrando que pacientes de Ariranha são atendidos pelo HCC, que é referência regional.

Os professores explicaram que, durante o ano letivo, foram realizadas atividades pedagógicas voltadas à conscientização ambiental, sustentabilidade e práticas de bem social. Como proposta, os alunos foram incentivados a recolher tampinhas plásticas que seriam descartadas no lixo, transformando esse material em recursos que contribuem para o tratamento dos pacientes.

O engajamento dos estudantes foi expressivo. A aluna Ana Julia, da EMEF Professora Benta, contou como a ação se tornou parte da rotina familiar. “Sempre quando tem festas em casa eu peço para guardarem as tampinhas. Não deixo nem ir para o lixo; eu vou e guardo numa sacolinha para levar para a escola”, relatou.

Já a aluna Luiza, da EMEF Professora Dircília, destacou o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade no dia a dia. “Quando acho alguma tampinha jogada ou deixada na rua, pego, limpo e junto para doar”, disse.

O grupo foi recebido pelos colaboradores do setor de Captação de Recursos da Fundação Padre Albino, que apresentaram as instalações do Hospital de Câncer de Catanduva e explicaram o funcionamento dos serviços e a atuação dos grupos de voluntários da unidade.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro de 2026
EMCAa inicia nova avaliação de densidade larvária em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro de 2026
Batalhão de Polícia Militar de Catanduva inicia ano sob novo comando
Por Da Reportagem Local | 07 de janeiro de 2026
Sesc Catanduva recebe pré-inscrições do Programa Curumim