Escolas da região estudam adesão ao plano de expansão do Ensino Integral de SP
Programa de Ensino Integral prevê mais de 1,4 milhão de vagas no próximo ano
Foto: DIVULGAÇÃO - Programa promove práticas variadas e componentes curriculares específicos
Por Da Reportagem Local | 26 de março, 2022

O governador de São Paulo, João Doria, e o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, anunciaram, na terça-feira, 22, o novo plano de expansão do Programa de Ensino Integral (PEI). Na região de Catanduva, as escolas vão estudar com a comunidade a possível adesão.

De acordo com a Diretoria de Ensino, as unidades de ensino que desejarem e tiverem potencial vão iniciar processo dentro da comunidade escolar. Será preciso analisar espaço físico, quantidade de salas e promover reuniões com pais de alunos, professores e funcionários.

O objetivo do governo paulista é oferecer o benefício para mais 950 escolas, sendo 100 ainda em 2022 e 850 em 2023. Desde 2018, o PEI saltou de 364 escolas, em 140 cidades, para 2.050, espalhadas por 464 municípios. Com a expansão prevista, serão 3 mil unidades em todas regiões do estado.

“A prioridade do Governo do Estado de São Paulo, ao lado da Saúde, foi a Educação, que é o futuro do Brasil. Se nós conseguimos sair de 364 escolas para 2.050 escolas de tempo integral em menos de três anos, é possível fazer quando se quer fazer”, disse João Doria.

A proposta de expansão foi iniciada neste ano letivo, com a inserção de 973 novas escolas no programa, que atua na melhoria da aprendizagem por meio de um modelo pedagógico e de gestão inovador.

Presente na rede estadual desde 2012, o programa promove práticas variadas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, e componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do Projeto de Vida individual. Além disso, permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

A ampliação foi celebrada pelo Secretário da Educação do Estado. “Em 2021, por exemplo, foram 448 mil estudantes atendidos. Recentemente, celebramos 973 novas escolas aderidas ao PEI, que oferece uma educação de sucesso. Por isso, temos lutado por essa ampliação nos últimos meses. O modelo nos permite oferecer um processo de formação humana mais completo para os nossos estudantes, além de todas as refeições, que ajudam muitas famílias. Aumentar o número de escolas é importante, mas manter o nível de excelência é um objetivo constante”, resumiu Rossieli.

Atualmente, são 264 escolas (18,5%) de Anos Iniciais (1° ao 5°ano), 1.587 (42,6%) de Anos Finais (6° ao 9°ano) e 1.576 (43,1%) de ensino médio. O programa é ofertado em dois formatos, de 7 e 9 horas. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No segundo, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.

Rossieli revelou que o novo avanço do PEI deve começar ainda neste segundo semestre. “Nosso objetivo é que possamos confirmar mais 100 novas escolas em breve, passando para 2.150 no total. E para 2023, a previsão é que as 3 mil escolas do PEI atendam 494 municípios ou 76,5% dos municípios do Estado”, conta.

O processo de adesão para 2023 permanece aberto. Esta etapa contempla apresentação do programa, diálogos com a comunidade escolar e manifestação de interesse à Diretoria de Ensino. O ingresso da escola no PEI será definido a partir da priorização das unidades maiores e mais vulneráveis. Mais informações sobre o PEI estão no portal educacao.sp.gov.br/pei.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 24 de abril de 2024
Guilherme Arantes faz show no Sesc Rio Preto nesta quarta-feira
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Em Urupês, demanda reprimida por ultrassom deve ser zerada em 45 dias
Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Marcha para Jesus acontece em Santa Adélia no próximo sábado