A escola municipal Prof. José D’Oliveira Barreto, situada no Jardim Bela Vista, em Catanduva, passou a oferecer sessões de Yoga e meditação para os alunos. A novidade foi implementada pela diretora Daniele Butarelo Catelan, a partir de capacitação oferecida aos professores. A formadora é a instrutora Leticia Maria Poiani, profissional conceituada na arte de Yoga Kids.
“Formamos nossos professores para a prática de Yoga, meditação e relaxamento com nossas crianças, e temos o comprometimento de profissionais maravilhosos, que colocam em prática e com muito amor os conhecimentos recebidos. É cientificamente comprovado o auxílio do Yoga na melhora do comportamento e da aprendizagem”, enaltece a gestora.
Quem aplica as novas técnicas são os professores das oficinas de jogos educativos e esportes, Juliana, Gabriel, Vitor, Bruno e Tatiana. As atividades são feitas no contraturno escolar, já que a unidade de ensino funciona em horário integral. Eles focam a concentração com o Yoga e o autocontrole com preceitos de meditação, visando ao desenvolvimento integral das crianças.
O sistema de Yoga é muito antigo. A filosofia milenar trabalha o corpo e a mente por meio de exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo, além de promover a sensação de bem-estar. A prática envolve respiração, posturas e meditação, favorecendo o autoconhecimento. Fisicamente, melhora a flexibilidade e a postura dos pequenos.
Recentemente, a escola José D’Oliveira Barreto também ganhou espaço na mídia ao substituir o sinal sonoro por músicas, que agora marcam o início e término dos intervalos para o recreio. As canções, que não incomodam alunos autistas como ocorria antes, são escolhidas por votação dos próprios alunos, que aprendem sobre os artistas e as letras, transitando entre vários estilos.
Autor