A escola municipal Prof. José D’Oliveira Barreto, de Catanduva, iniciou no mês passado um projeto de formação na área de xadrez. A novidade envolve 150 alunos dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental, com aulas diárias no período da tarde.
De acordo com a diretora Daniele Butarelo Catelan, as atividades são realizadas durante as oficinas oferecidas no contraturno escolar, já que a unidade de ensino funciona em período integral. “Todos os alunos participam e estão bem motivados”, afirma a gestora.
As aulas são conduzidas pelos professores de jogos e esportes Juliana, Bruno e Gabriel, que passaram a estudar e colocar o aprendizado em prática junto aos estudantes.
Educadores e alunos também receberam orientações do professor Gleison Begalli, que é referência na modalidade e também ocupa uma cadeira no legislativo catanduvense.
“Gleison deu uma aula conversando com as crianças sobre os propósitos do xadrez e contou como o esporte o ajudou em sua vida pessoal e profissional”, conta Daniele. “Estamos inovando e motivando nossos alunos a aprender algo novo e surpreendente como o xadrez”, completa.
A escola já começou a preparar o primeiro Campeonato Interclasse de Xadrez, previsto para o mês de novembro. Haverá medalhas e troféus e duas crianças serão selecionadas e premiadas pelo mestre Gleison. “Agora é só treinar e que venha novembro”, celebra Daniele.
Autor