Escola Maria Peregrina de Rio Preto recebe imagem única de Nossa Senhora em celebração especial
Esta é a primeira imagem de Nossa Senhora Maria Peregrina produzida nos estilos barroco e bizantino
Foto: DIVULGAÇÃO - Imagem foi confeccionada pelo artesão Ronaldo Luiz do Nascimento, artista de São João Del Rey
Por Da Reportagem Local | 12 de maio, 2022

A Escola Maria Peregrina, localizada no bairro Cecap, em São José do Rio Preto (SP), fará neste sábado (14), às 17h30, uma celebração especial para receber a imagem de Nossa Senhora Maria Peregrina do Fogo Eterno de Pentecostes. A missa contará com a presença do bispo de Rio Preto, Dom Antônio Vilar.    

Esta é a primeira imagem de Nossa Senhora Maria Peregrina produzida nos estilos barroco e bizantino. Ela foi confeccionada pelo artesão Ronaldo Luiz do Nascimento, artista de São João Del Rey. O escultor conta que trabalhou por mais de três meses, de forma exclusiva na peça.  

“Fiquei muito feliz em esculpir essa imagem e saber sobre a Nossa Senhora Maria Peregrina me engrandeceu ainda mais para esse trabalho. É uma peça única, não tem outra igual, o que a torna ainda mais importante”, afirma. 

Ronaldo conta que, baseado em uma imagem, pegou todos os detalhes e fez um desenho minucioso da santa, tudo para ser o mais fiel possível na hora de esculpir. A peça é feita de forma inteiriça com um cedro, uma madeira de alta qualidade.

“O cedro foi trabalhado de forma manual, depois a peça foi lixada para receber uma mistura de cola com gesso. Foram aplicadas sete demãos na peça para dar durabilidade”, afirma. 

Depois do lixamento, para a pintura, Ronaldo conta que usou dois tipos de tintas. A primeira é a chamada têmpera, feita com gema de ovo e pigmentos minerais e orgânicos, de origem italiana. O escultor também usou tinta óleo na imagem.

Porém, antes da pintura, foi feito o douramento dela, utilizando ouro italiano de 23 quilates. Com isso, o ouro não vai oxidar e a peça não irá escurecer. “Na base da imagem fiz a pintura remetendo a pedras, simbolizando Maria caminhando, peregrinando. Além de significar os caminhos difíceis que ela percorreu”, diz. 

Parecer teológico da imagem

Em um parecer teológico da imagem feita pelo frei professor Clodovis Boff, Maria Peregrina é animada e movida por um vento imenso e impetuoso. A Virgem é guiada pelo poder do Espírito de Deus e é a encarnação do impulso que animou os Apóstolos e promove a Igreja de Cristo. 

“A Virgem Peregrina se apresenta como uma figura dinâmica, sempre caminhando, como quem marcha sobre o mundo em uma conquista missionária. As mãos para o alto trazem o entusiasmo na missão. “

“Maria Peregrina traz sobre o peito um escapulário, gravado os dois símbolos mais poderosos e difundidos entre o povo cristão: a cruz de Cristo e o nome de Maria. Tudo para mostrar que o Filho e a Mãe sempre estão juntos. Pois, não há Maria sem Cristo, como não há Cristo sem Maria.”

 

SERVIÇO:

Missa em Honra de Nossa Senhora Maria Peregrina

Onde: Escola Maria Peregrina, Rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184, Cecap, 

São José do Rio Preto

Quando: 14 de maio, sábado, 17h30

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 28 de março de 2024
Prefeitura de Novais inaugura espaço temático para celebrar a Páscoa
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Concurso do Semae de Rio Preto tem 5.682 candidatos para 28 vagas
Por Da Reportagem Local | 28 de março de 2024
Santa Adélia investe quase R$ 380 mil em recapeamento