Escola Graciema recebe Selo Antártico por ações desenvolvidas em sala de aula
Programação reuniu concurso de desenhos, vídeos explicativos sobre os animais antárticos e exposição
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Ação foi desenvolvida pela professora Natália Gomes Mamede com alunos da escola Graciema
Por Da Reportagem Local | 04 de junho, 2022
 
 

A escola municipal Prof.ª Graciema Ramos da Silva, no Solo Sagrado, recebeu o Selo Antártico, feito inédito para a rede municipal de Catanduva. O reconhecimento é uma ação conjunta do InterAntar e Instituto Gelo na Bagagem, fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula  para um cenário atípico para as altas temperaturas da Cidade Feitiço: o gelo da Antártica e os animais que ali se abrigam.  

A ação foi desenvolvida pela professora Natália Estevam Gomes Mamede no ano passado, só que o presente chegou agora em 2022. O selo ganhou moldura e está fixado na parede da escola com o maior orgulho. 

“Foram dois projetos de Educação Ambiental. O primeiro do curso de extensão que estava fazendo e o segundo da escola onde tinha seis turmas no ano passado. Foi no curso mesmo que conheci o selo. Inscrevi a escola e desenvolvi as atividades propostas, sendo que cada uma delas tem uma pontuação. Agora em 2022 já comecei as atividades com as turmas e a cada ano são necessários mais pontos, sempre incluindo o tema Ciências Polares, Mudanças Climáticas e Oceanos”, comenta a professora. 

A programação reuniu concurso de desenhos, vídeos explicativos sobre os animais antárticos que os próprios alunos fizeram e exibiram para os colegas e para finalizar, a exposição “Conhecendo a Antártica e a Estação Comandante Ferraz” que trouxe a maquete da estação de pesquisa brasileira que fica por lá. 

Ao todo, cerca de 150 alunos do 6º ao 8º anos participaram da ação que envolveu mais 30 alunos. Neste ano, a professora Natália foi escolhida, ao lado de mais três professoras, para ser a embaixadora do selo, com o papel de divulgar essa ação e envolver mais alunos e escolas na comunidade Antártica.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular