Escola Graciema concorre à implantação de Laboratório Maker
Unidade foi favorecida por já desenvolver projeto da Unifesp em parceria com a Unesco
Foto: Reprodução/Redes Sociais - ‘Escola Azul’, Graciema trabalha o oceano de forma transversal dentro do currículo escolar
Por Guilherme Gandini | 30 de julho, 2024

A escola municipal Professora Graciema Ramos da Silva, do Solo Sagrado, foi pré-selecionada pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp para concorrer à implantação de um Laboratório Maker a partir de edital do Programa Mais Ciência na Escola. A escolha foi feita de forma conjunta com a Universidade Federal do ABC e a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

De acordo com a Unifesp, o edital tem por finalidade a expansão de Tecnologias Digitais e Experimentação Científica na Educação Básica para implementação de Laboratórios Maker em escolas das Rede Estadual e Municipal, acompanhados de plano de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes.

A escola é participante do Programa Escola Azul, coordenado pelo Programa Maré de Ciência da Unifesp, em parceria com a Unesco e MCTI. Além disso, está na lista de escolas prioritárias do Ministério da Educação - MEC para participação no edital.

Em ofício endereço à secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, o coordenador do programa Escola Azul, professor Ronaldo Christofoletti, pediu a anuência do governo municipal para que a unidade de ensino seja a indicada e concorra o prêmio junto a outras 150 escolas paulistas. A Secretaria de Educação confirmou a adesão da escola Graciema na semana passada.

“Caso o projeto seja aprovado, a escola receberá recursos para a implantação de um Laboratório Maker, bolsas de estudo para 10 alunos no valor de R$ 200 (12 meses) e 1 bolsa para professor no valor de R$ 770 (12 meses). Esta oportunidade possibilitaria fortalecer as ações já realizadas pela escola em diferentes frentes, em especial junto ao Programa Escola Azul”, informou Christofoletti.

A escolha da escola catanduvense para integrar a proposta foi fruto de longo debate. “Será apenas uma proposta contemplada para o Estado de São Paulo com até 150 escolas, e houve um longo tempo de negociação entre as Instituições referente a estrutura da proposta e as potenciais escolas participantes”, explicou o gestor, indicando a prioridade dada para as Escolas Azuis. 

O QUE É

O conceito Escola Azul trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo para engajar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica, e incentivando estudantes a terem uma maior consciência sobre o oceano em prol da sustentabilidade.

LABORATÓRIO

Laboratórios Makers são espaços para que os alunos transformem a teoria em prática. É um lugar onde criações e ideias podem ser construídas de forma rápida e barata. Podem ser brinquedos, robôs, aplicativos. O ambiente oferece ferramentas de suporte a essas realizações.

Trata-se de tendência para o aprendizado de ciência e tecnologia no ambiente escolar. Influenciados pela cultura “Do it yourself” (Faça você mesmo), os laboratórios makers estimulam os alunos a aprenderem fazendo ou, em outras palavras, “colocando a mão na massa”. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem