Escola faz formatura e recital de piano com entrada franca na sexta-feira
Jean Saulo de Jesus vai se apresentar a partir das 20 horas no auditório do CEAC, que fica no Jardim Bela Vista
Foto: Divulgação - Jean Saulo de Jesus concluiu curso técnico de três anos no CEAC
Por Guilherme Gandini | 21 de fevereiro, 2024

O CEAC Escola de Música realizará recital de piano aberto ao público com Jean Saulo de Jesus, na próxima sexta-feira, 23, a partir das 20 horas. O concerto faz parte da formatura do aluno no curso técnico em instrumento musical e será realizado no auditório da unidade de ensino, que tem capacidade para 100 pessoas e fica localizado na rua Barretos, 569, no Jardim Bela Vista.

No repertório da noite estarão peças selecionadas do “Álbum para Juventude”, de Robert Schumann, Valsas e Noturnos, de Frédéric Chopin, o Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos e, de Claude Debussy, os famosos Arabesque e Clair de Lune.

“Uma formatura é algo muito esperado, porque acaba-se um ciclo e é um dia para celebrar e ser reconhecido por todo o esforço e dedicação, anos de estudos dedicados a um instrumento. Durante essa jornada vários desafios foram surgindo, mas com a orientação da escola e dos professores e pelo amor ao instrumento consegui ultrapassar todas as barreiras”, diz Jean Saulo.

O músico frisa que ter ciência de que a formatura, na prática, não encerra nada. “Ela apenas define a passagem de um ciclo para outro, pois o estudo do instrumento é para a vida toda.”

Para a apresentação aberta ao público, ele diz estar se preparando bastante. “São peças lindas do período romântico e início do modernismo, mas que não podem ser subestimadas quanto à sua complexidade. A preparação para esse recital se deu desde o início dos estudos do curso profissionalizante. Tenho a impressão de estar me preparando para esse recital a vida toda.”

De acordo com o professor Guilherme Rigatto, o estudante passou um ano em um curso preliminar antes de ingressar no curso técnico de três anos em piano. Ele também se dedicou a outras disciplinas, como história da música, harmonia, análise e percepção musical.

“Jean demonstrou excelência em seu desempenho acadêmico, superando todas as dificuldades técnicas do instrumento. Seu comprometimento é evidente em sua evolução constante a cada aula e poderá ser apreciado neste recital”, aponta.

Após concluir seu curso e receber o diploma de Técnico em Instrumento Musical, certificado com validade nacional reconhecida pelo MEC, o jovem poderá integrar o corpo docente do CEAC. “Ele agora contribuirá para a formação de novos músicos e pianistas, trazendo consigo sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo de sua jornada de estudos.”

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Catanduvense relembra Carnavais, Padre Albino e figuras ilustres
Por Guilherme Gandini | 13 de abril de 2024
Estação Cultura de Catanduva é tema de estudo de pesquisador da USP
Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Apae Catanduva recebe fase regional do Festival Nossa Arte