Certo ou errado? Justo ou injusto? Legal ou ilegal? Esses e muitos outros questionamentos são comuns na mente de jovens que estão procurando seu lugar no mundo e tornaram-se tema da disciplina eletiva “Fim da linha” oferecida pela escola estadual Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, de Catanduva. A abordagem é feita, por livre escolha, com estudantes do Ensino Médio.
De acordo com a professora Maristela Delduque, responsável pela eletiva ao lado do também professor Célio Godela e da supervisora Simone Andrela, o objetivo é analisar como as ideias de Justiça e de Direito se relacionam na sociedade e moldam a maneira de agir e viver.
A abordagem é feita a partir de análises teóricas e práticas sobre conceitos de moral, ética, leis e do que é ou não justo, inclusive de casos reais de impasses morais e éticos que marcaram momentos importantes do Brasil e do mundo.
“A sociedade está em constante desenvolvimento e quebra de paradigmas, e é essencial que estejamos preparados para compreendê-los e enfrentá-los. A partir dos estudos de casos, busca-se construir repertório de conhecimentos que prepare o estudante a encarar ações individuais e coletivas de maneira crítica, consciente e participativa”, explica a educadora.
Ela frisa que questionar as estruturas de poder e compreender a formação do Estado é essencial para o jovem se apropriar da sua condição de cidadão e, assim, pensar em estratégias para transformar o contexto em que está inserido e defender suas posições de autonomia.
Na semana passada, quem conversou com os alunos foi o advogado André Monteleone, vice-presidente da OAB de Catanduva e especialista em júri, iniciando uma série de palestras.
“Pudemos destacar as diversas opções de carreiras jurídicas: Delegado de Polícia, Magistratura, Ministério Público e a Advocacia, a função de cada profissional no Judiciário e que os alunos exercem a cidadania escolhendo os representantes do Executivo e Legislativo”, relatou.
O especialista ainda elogiou a iniciativa do colégio. “Do ponto de vista do Operador de Direito é sensacional essa aproximação com os alunos que estão na fase de escolher uma profissão para um futuro recente”, comentou Monteleone, que foi acompanhado por cerca de 30 estudantes.
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