A Escola Estadual Professora Desolina Betti Gregorin, de Irapuã, transformou-se em uma espécie de colmeia nesta quinta e sexta-feira para oferecer verdadeira imersão no universo sustentável, tendo como fio condutor a organização e o papel das abelhas na salvação do planeta.
“A sexta edição da nossa feira de conhecimentos busca inspirar reflexões e ações que reúnam o espírito de cooperação, responsabilidade e cuidado com o meio ambiente, formando cidadãos conscientes e preparados para contribuir com os desafios da sociedade contemporânea”, afirma o diretor da unidade de ensino, Edson José Gonçales.
“Por isso, a mascote escolhida para esta edição foi a abelha e sua colmeia, símbolos que representam de forma exemplar o espírito dessas três dimensões”, explica o docente.
Ao adotar a abelha como mascote, a direção da escola busca reforçar a mensagem da agenda 2030 da ONU e do tripé da sustentabilidade, destacando que a preservação ambiental, a justiça social e o equilíbrio econômico só podem ser alcançados com consciência, cooperação e cuidado com a vida em todas as suas formas.
“Na colmeia, cada abelha tem um papel importante e, juntas, elas realizam um trabalho coletivo que garante a sobrevivência e a harmonia de todo o grupo. Esse exemplo de trabalho em equipe traduz os valores que desejamos para a educação e para a sociedade: colaboração, solidariedade e respeito mútuo”, comenta o diretor.
Nesta edição, os trabalhos que retratam cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU serão apresentados individualmente em hexágonos construídos pela escola e, juntos, formarão a colmeia.
Ao ingressar na feira, os visitantes são recebidos por um primeiro cenário impactante: um ambiente destruído, marcado por queimadas, seca e escassez de vida. Um retrato de um mundo sem abelhas, sem plantas, sem cor e sem esperança.
Na sequência, o segundo cenário revela um contraste inspirador que é o extraordinário trabalho das abelhas em ação. Por meio da polinização, elas devolvem a vida ao planeta, brotam flores, trazem o verde de volta e garantem o equilíbrio aos ecossistemas.
Além da equipe da E.E. Professora Desolina Betti Gregorin, participam do evento estudantes das escolas das Unidades Regionais de Ensino de Catanduva e José Bonifácio. A visitação nesta sexta-feira vai das 8 às 14h. O endereço é av. Manoel Pita, 586, em Irapuã, com entrada gratuita.
TEMAS ABORDADOS
Ao percorrer a feira, os visitantes vão percorrer salas com os temas Igualdade de Gênero (espaço artístico e reflexivo por meio de grafites), Educação de Qualidade (história da própria escola), Erradicação da Pobreza (leitura e arte sob as árvores da escola), Sustentabilidade (exibição de maquete), Tecnologia (interação com I.A) e Metas Globais da ONU (trabalho interdisciplinar).
Autor