
Catanduva será destaque em um dos mais importantes encontros de educação do país. Nos dias 1º e 2 de outubro, o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, sediará a Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. O evento reunirá 127 iniciativas de todo o Brasil, que servirão de referência para a consolidação da política nacional de Educação Integral.
Entre os projetos selecionados está o desenvolvido pela Escola Municipal José D’Oliveira Barreto, que representa Catanduva e o Estado de São Paulo na mostra. Intitulado “Estratégias de ensino para garantir a educação inclusiva e suas singularidades”, o trabalho realizado na unidade de ensino aborda práticas que eliminam barreiras e promovem a participação de todos os estudantes, com atenção especial ao público da Educação Especial (PAEE)
Além da participação no evento, o projeto da escola Oliveira Barreto também será incluído em um e-book do Ministério da Educação, reunindo experiências de sucesso que vão inspirar escolas de todos os municípios brasileiros.
A experiência será compartilhada em meio a atividades de reflexão, diálogo e troca de saberes, fortalecendo a rede de escolas comprometidas com uma educação inclusiva e de qualidade.
“O reconhecimento coloca Catanduva no mapa da inovação educacional do país, mostrando como a rede municipal tem desenvolvido soluções que valorizam as singularidades dos estudantes e garantem acesso pleno ao aprendizado”, enaltece o governo municipal.
O evento é organizado pelo Ministério da Educação e reúne gestores, professores, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil. A diretora da escola catanduvense, Daniele Butarelo Catelan, também participará. O material completo com as experiências selecionadas pode ser conferido em experienciaseduintegral.com.br.
Autor
