Equipes de Saúde fazem ações preventivas no Dezembro Vermelho
Mais de 350 testes rápidos de sífilis e HIV foram realizados em uma semana, nas unidades de saúde, empresas e praças
Foto: Thomas Moutropoulos - Testes rápidos mostram em instantes se a pessoa tem sífilis ou HIV
Por Da Reportagem Local | 12 de dezembro, 2023

A Semana da Campanha Dezembro Vermelho em Urupês, que foi de 4 a 9 de dezembro, apresentou resultados significativos nas ações de prevenção e conscientização sobre sífilis e HIV. As equipes de saúde do município realizaram testes rápidos em ações internas e externas, abrangendo empresas locais, e aproveitando a oportunidade para atualizar as vacinações e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Na Estratégia Saúde da Família Maria Jordan Marchioni, no bairro Boa Vista, a equipe realizou total de 91 testes rápidos para sífilis e HIV, todos com resultados negativos. Além disso, a unidade entregou Kits Fique Sabendo, contendo preservativos e autotestes de sífilis e HIV, durante visitas nas fábricas de jeans da região, intensificando as ações de prevenção.

Na ESF Hans Ronald Froelich, no bairro Mundo Novo, foram realizados 77 testes rápidos, todos com resultados negativos. Durante a campanha, a unidade também promoveu a vacinação contra a gripe e a covid-19, ampliando a proteção da população.

Já na ESF Rahal Tebet, na região do bairro Manoel Carreira, a equipe de saúde realizou 36 testes rápidos, identificando três casos positivos para sífilis. Esses resultados destacam a importância da conscientização e do diagnóstico precoce para garantir o tratamento adequado. Os pacientes positivos foram encaminhados para o tratamento necessário.

Na ESF Francisco Gomes da Silva, do distrito de São João de Itaguaçu, foram realizados 35 testes rápidos, todos com resultados negativos, fortalecendo a prevenção na localidade.

A Unidade Básica de Saúde Dr. Xisto Albarelli Rangel, no Centro, realizou 117 testes rápidos, todos com resultados negativos. A equipe do Centro realizará, ainda esta semana, duas rodas de conversas em empresas locais, seguidas pela realização de testes rápidos nos funcionários.

Para quem ainda não realizou o teste rápido de sífilis e HIV e deseja se prevenir, pode procurar sua unidade de saúde de referência durante o mês de dezembro para realizar o teste e ficar sabendo em instantes se está livre da doença ou se precisa realizar algum tratamento.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Prefeitura de Ibirá abre processo seletivo para professores
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Marapoama entrega lembranças em homenagem ao Dia das Mães
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Alunos da rede municipal recebem uniformes em Santa Adélia