As equipes santa-adelienses da categoria Sub-16, feminino e masculino, fizeram sua estreia no campeonato promovido pela Liga Brasil de Handebol. No total são sete equipes masculinas e seis femininas, paulistas e mineiras, concorrerendo ao título.
O campeonato é disputado por pontos corridos e os quatro melhores times se classificam para a final, que será em outubro. Terá turno e returno. As equipes da região, entretanto, estrearam com derrota contra Barretos. A feminina perdeu pelo placar de 20 a 12 e a masculina por 18 a 13.
“Nossos atletas têm de 10 a 15 anos, todos pratas da casa, e fazem parte do projeto Centro de Formação Esportiva, que além da prática de um esporte, oferece estrutura de condicionamento físico, treinos e apoio psicológico. É a primeira vez que uma equipe feminina de handebol de Santa Adélia disputa esse campeonato”, disse o secretário de Esportes, Luiz Fernando Barbosa.
“Vemos uma evolução significativa dos alunos atletas do projeto, que estão treinando a menos de um ano e já conseguem enfrentar de igual pra igual equipes mais velhas e que treinam há muito mais tempo juntos”, avaliaram os professores João Paulo Abdo Della Valle e Jamil Mattioli, que acompanharão as equipes durante todo o campeonato.
A Liga Brasil de Handebol foi criada em 2018 e tem por finalidade fomentar e desenvolver a modalidade handebol, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, através da interação entre as equipes, oferecendo intercâmbios em forma de uma competição saudável, séria, ética e transparente, visando sempre a melhoria da qualidade da modalidade praticada em nossa região.
Autor