Equipe feminina de basquete da escola Arnaldo Zancaner disputa jogos estaduais
Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados de 24 a 30 de setembro em Águas de Lindóia
Foto: DIVULGAÇÃO - As atletas Bianca Gonçalves de Souza e Hagatta Barbosa Franzin também jogam no time de basquete do município
Por Stella Vicente | 21 de setembro, 2022

A equipe feminina de basquete da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Zancaner, de Catanduva, irá participar dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Organizada pelo governo estadual, a competição será realizada de 24 a 30 de setembro em Águas de Lindóia-SP.  

Cidades como Franca, Marília, São Bernardo do Campo, São Paulo, Peruíbe, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté também participam do JEESP.   

As meninas catanduvenses estão na fase final estadual da competição e disputam a categoria mirim. Fazem parte da equipe as atletas Bianca Gonçalves de Souza e Hagatta Barbosa Franzin, que também jogam no time de basquete do município. 

Além delas, as estudantes Beatriz Froes do Prado, Lavínia dos Santos Fabri, Yasmin Camila dos Santos Morial, Karina Lima do Nascimento, Amanda dos Santos de Oliveira, Clara de Souza Rodrigues dos Santos, Luana Oliveira Brás, Tainá Vitória e Ana Laura Britto Coelho Olímpio compõem o time.  

As alunas são incentivadas pelos professores e pela gestão escolar, que disponibiliza a estrutura da escola para que elas treinem nos intervalos de aula e no contraturno. Segundo a coordenadora da escola, Eliana Perpétua Frigério, a participação das meninas influencia de maneira positiva os outros alunos, incentivando a prática do esporte e uma competição saudável.  

“A prática esportiva afasta as crianças e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva dos alunos, traz vários benefícios à saúde, a socialização, contribui para a prevenção de problemas sociais. Então, essa prática é muito importante dentro das escolas, pois esse esporte, desde que trabalhado de maneira pedagógica, pode trazer vários benefícios, como desenvolver um espírito de liderança, respeito entre eles, sendo uma ferramenta que pode fazer a diferença no aprendizado dos estudantes”, destaca.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Sub-17 do Santo mantém invencibilidade e Sub-15 conhece primeira derrota
Por Stella Vicente | 07 de maio de 2024
Bax Catanduva vence São José após sete derrotas na Liga de Basquete
Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Nadadora mirim de Catanduva é terceira melhor em ranking nacional