Equipe do Padre Albino visita Santa Casa de Limeira de olho em certificação
Ação visa à conquista do selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que a unidade catanduvense persegue desde 2019
Crédito: Divulgação - Comitiva foi recebida pela supervisora das UTIs da Santa Casa de Limeira e sua equipe
Por Da Reportagem Local | 16 de abril, 2024

Equipe formada por enfermeiras, coordenadores e gerentes do Hospital Padre Albino esteve na Santa Casa de Limeira para visita técnica com o objetivo de conhecer as práticas adotadas pela unidade que levaram à conquista da certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A comitiva foi recebida pela supervisora das UTIs Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Limeira, Priscila Fernandes, e visitou as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Infantil, Maternidade, Pediatria e Banco de Leite Humano para conhecer in loco todo o processo na obtenção do selo.

“O HPA iniciou os processos internos na busca da certificação IHAC em 2019. Na ocasião recebemos a coordenadora técnica da Unidade Neonatal da Santa Casa de Limeira durante o Simpósio de Humanização dos hospitais da Fundação Padre Albino para compartilhar as experiências em relação à iniciativa”, diz a coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização da FPA, Maristela Neves.

Segundo ela, a Santa Casa de Limeira possui a certificação há 20 anos e, sendo assim, toda a experiência em relação às boas práticas assistenciais foi observada pela equipe que busca a certificação no Hospital Padre Albino. “A partir de agora, o próximo passo é alinhar os planos de ações vigentes e dar sequência ao processo de certificação”, acrescenta.

A área Materno Infantil do Hospital Padre Albino, com apoio do Centro Integrado de Humanização e Gerência da Qualidade, está à frente do processo de obtenção do selo. Para ser “Amigo da Criança”, o hospital interessado deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado durante 24 horas, além de cumprir o que rege Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Além de Maristela fizeram parte da comitiva a enfermeira coordenadora da Maternidade do HPA, Aline Cristina de Poli; a enfermeira coordenadora das UTIs Neonatal e Infantil, Camila Redigolo Raymundo Bahillo; a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, Rosevania Colturato, e a gerente da Qualidade Fundação Padre Albino, Adriani Izabel de Souza Moraes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região