
O ICT Innovation é uma competição organizada pela Huawei, focada no desenvolvimento de inovação e soluções tecnológicas criativas. A competição, uma das maiores do mundo, desafia estudantes de universidades e institutos federais de todo o Brasil a desenvolverem projetos inovadores baseados em tecnologia, abordando problemas do mundo real.
Neste ano, 18 projetos de inovação foram apresentados à Huawei entre os dias 29 e 30 de janeiro, dos quais apenas cinco foram selecionados para a fase final no Brasil. O projeto do Instituto Federal de São Paulo – Campus Catanduva foi um dos aprovados para a fase final, que acontecerá no dia 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O projeto selecionado na final nacional se juntará aos finalistas mundiais na sede da Huawei, na China, em maio de 2025.
O projeto do IFSP Catanduva está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde de Catanduva e tem como principal objetivo salvar vidas e transformar o combate à dengue com tecnologia. Está sendo desenvolvida Inteligência Artificial para prever possíveis complicações da dengue em pacientes sem sinais de alerta, permitindo intervenções rápidas e eficazes.
Além disso, o projeto inclui um mapa interativo que monitora os casos de dengue nos bairros, auxiliando as autoridades de saúde a agirem rapidamente. Também está sendo desenvolvido um aplicativo móvel, onde a população poderá receber alertas sobre a dengue, acompanhar surtos e denunciar possíveis focos do mosquito.
A equipe que está desenvolvendo o projeto no IFSP Catanduva é formada pelos alunos Eduardo Rogério Malaquias Chagas, Diulia Vitoria Faria Ribeiro, Gabriel Luiz de Oliveira e Gabriel Ribeiro de Lima sob orientação do professor Márcio Andrey Teixeira.
Autor
