Equipe multiprofissional de gerências, coordenadores de serviços e assistência, acompanhados do diretor médico dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, Luís Fernando Colla, participaram de capacitação em Qualidade e Segurança em Saúde promovida pelo Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein (CSR/HIAE), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O encontro, realizado nos dias 29 de maio e 26 de junho, em dois módulos, teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam nos núcleos de segurança e serviços de qualidade do paciente para análise dos processos que potencializam as práticas de análises de riscos adotadas nas unidades hospitalares.
“Fizemos a imersão de toda a metodologia abordada através da simulação realística e conteúdos teóricos, o que contribui para o fortalecimento e implantação da gestão de risco em nossas unidades e o importante papel dos Núcleos de Segurança do Paciente nesse processo”, analisa Adriani Izabel de Souza Moraes, gerente do Núcleo da Qualidade dos hospitais.
O Centro de Simulação Realística do Albert Einstein, o primeiro da categoria da América Latina, aplica a metodologia inovadora de simulação virtual por meio de cenários que replicam a vida real, favorecendo os treinamentos.
“A capacitação com realidade virtual garante maior retenção das informações, pois podemos vivenciar situações no qual determinados procedimentos ou comportamentos deverão ser empregados. Isso nos auxilia na aplicação de mecanismos e práticas que potencializam ainda mais a nossa oferta do ambiente e o atendimento de qualidade, promovendo sempre a segurança dos pacientes nos hospitais da Fundação Padre Albino”, destacou Adriani.
Autor