A equipe de enfermagem do AME Catanduva, composta por 25 profissionais, recebeu treinamento para casos de atendimento em parada cardiorrespiratória. A capacitação foi ministrada pelos enfermeiros do Samu de Catanduva, Elber Perpétuo Bispo e Bruno Melo.
Na primeira etapa, eles abordaram tópicos teóricos para debate, como a identificação de PCR, além das práticas quanto a abordagem e conduta de atendimento, organização da equipe e distribuição de tarefas em situações reais.
“O objetivo foi alinhar a equipe de enfermagem do AME quanto ao reconhecimento precoce do paciente potencialmente grave. Assim é possível otimizar o tempo de início das medidas necessárias para cada caso, pois sabemos que isso impacta no quadro do paciente”, explicou Elber Bispo.
Depois foi realizada atividade prática do conteúdo, onde cada profissional treinou a técnica da massagem cardíaca e o atendimento como um todo.
“Nosso encontro foi importante para sedimentar conhecimentos já adquiridos e para tirar dúvidas, aprimorando a equipe. É importante que aconteçam treinamentos como este para que possamos cada vez mais melhorar nossa assistência em casos críticos, oferecendo maior segurança ao paciente nos momentos em que é necessário o procedimento de reanimação”, afirma a gerente de enfermagem Jaqueline Brambila.
Autor