Além das ações rotineiras de combate ao mosquito, as visitas aos imóveis e o monitoramento das armadilhas, a Prefeitura de Novais afirma precisar da ajuda da população para eliminar os focos. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de Vigilância Epidemiológica criaram uma maquete para realizar abordagens educativas com o intuito da conscientização e orientação dos moradores.
Na manhã da última quarta-feira, 25, o prefeito Paulo César esteve na Unidade de Saúde parabenizando a equipe pelo trabalho que vem realizando no município.
"Temos na maquete o lado certo e o errado. Peço que a população que siga sempre o certo em nosso município e também que receba bem os nossos agentes e façam sua parte, eliminando tudo que acumule água em seu município. Se apresentar algum sintoma de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde", instruiu o prefeito.
Segundo a pasta, os trabalhos também serão realizados em escolas, creches, locais de grande movimentação, praças e eventos.
"No período de chuvas e forte calor, é preciso unir esforços e intensificar os cuidados com possíveis locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios de água e pneus. A dengue pode matar, as dores causadas pela chikungunya podem limitar as atividades e o vírus da zika pode afetar bebês ainda no útero materno. Mas todas essas doenças podem ser evitadas por atitudes simples, como remover os criadouros do mosquito, eliminando a água parada", ressaltou o prefeito.
Autor