A equipe de Natação da Smel - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Catanduva participou da Liga Paulista de Natação, realizada em Lençóis Paulista, no último final de semana. Com 24 nadadores inscritos, foram 27 medalhas conquistadas, sendo 12 de ouro, sete de prata e oito de bronze. Participaram da competição 11 equipes e cerca de 250 atletas.
Na categoria Sênior, que engloba atletas a partir dos 20 anos, Danilo Teixeira de Paula foi ouro nos 50m costas e prata nos 100m medley; Júlia Camargo de Oliveira foi prata nos 50m livre e nos 50m peito; Leonardo Dal Pai Silva foi ouro nos 50m livre; Juliana Spir Barrionuevo foi prata nos 50m borboleta; Karina Dupim Marini foi ouro nos 50m peito e bronze nos 50m borboleta; Laura Michel Pires foi bronze nos 50m peito; e Gabriela Bueno Araújo ficou em 5º lugar nos 50m peito e em 4º nos 50m livre.
Na categoria Júnior, dividida em 1 e 2, com jovens de 17, 18 e 19 anos, Victor Antônio Maia foi ouro nos 50m livre e nos 50m costas e Felipe Olivi Martins foi ouro nos 50m borboleta e nos 50m costas; enquanto na Juvenil, também dividida em 1 e 2, com jovens de 15 e 16 anos, Bruno César foi ouro nos 50m peito e prata nos 50m livre.
Pela categoria Infantil, separada em 1 e 2 com adolescentes de 13 e 14 anos, Sarah Angelo Gomes foi bronze nos 50m peito; e Nicolas Tognoli do Prado Andrade e Yasmin Moura de Agustini foram ouro nos 50m peito.
Na Petiz, também dividida em 1 e 2, com atletas de 11 e 12 anos, Sara Nicoly de Oliveira foi prata nos 50m livre e bronze nos 50m costas; Pedro Henrique Fatori Pereira foi ouro nos 50m livre e nos 50m peito; Otávio Campos Maia foi prata nos 50m costas e bronze nos 50m livre; Matheus Gomes Pimenta foi prata nos 50m borboleta; Pietra Scaldelai Tupy foi ouro nos 50m peito; e Iasmin Scaldelai Ribeiro Sanches foi bronze nos 50m peito.
Por fim, na categoria Mirim, que engloba a 1 e 2 com crianças de 9 e 10 anos, Arthur Mesquita foi ouro nos 50m peito; Lorena Xavier da Silva foi bronze nos 50m costas; Alexandre Castro Guzzo ficou em 4º lugar nos 50m livre e 50m peito; e Bianca Cristina Acevedo ficou em 7º lugar nos 50m livre.
Segundo Andrea Malfará, coordenadora do Conjunto Esportivo João Crippa, Catanduva leva para essa competição nadadores que voltaram a treinar após a pandemia da Covid-19. A grande maioria são crianças que estão em fase de formação para treinamento esportivo, a fim de começarem a representar a cidade em grandes competições. “A Liga Paulista de Natação foi criada para incentivar a prática, apoiar a educação das crianças e dos jovens através da atividade física e também possibilitar a descoberta de novos valores no esporte”, diz Andréa.
Para ela, o campeonato serve como uma motivação a mais para os atletas, além de auxiliá-los a enxergar onde e como podem evoluir. “As crianças vêm mais motivadas para o treino, já compreendem mais as questões da natação e começam a se preparar para competições cada vez maiores”, afirma a coordenadora.
Os próximos compromissos da equipe de natação de Catanduva envolvem a travessia aquática, na praia do Juquehy, em Fuga das Ilhas, nos dias 10 e 11 de dezembro, com a participação da categoria Master. Já os menores irão participar da Liga Paulista, no dia 17 do próximo mês, em Assis.
Autor