Equipe constata fraude em medidor de energia em empresa de plásticos
Monitoramento por sistema de inteligência artificial e ação das equipes identificou mais de 189 casos de furtos este ano na região
Foto: Divulgação/Energisa - Profissionais da concessionária constataram fraude no sistema de medição de energia
Por Da Reportagem Local | 21 de dezembro, 2023

O histórico de consumo de energia de uma empresa de plásticos, em Catanduva, chamou a atenção das equipes da Energisa. As suspeitas foram confirmadas mediante inspeção realizada na sexta-feira, 15, quando os profissionais da concessionária constataram fraude no sistema de medição. Foram desviados 70.256 kWh de energia, o suficiente para abastecer 351 casas populares.

De acordo com Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa Sul-Sudeste, faz parte da rotina das equipes monitorar o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes.

Além dos profissionais especializados, a área tem o aporte de um sistema de inteligência artificial e, diante de casos suspeitos, são realizadas inspeções para confirmar se são fraudes, furtos de energia ou algum problema técnico no sistema de medição do cliente.

“Esse monitoramento é indispensável para que nossas equipes possam atuar de maneira assertiva. No caso dessa empresa de Catanduva, o baixo consumo de energia, não condizente para a atividade comercial do local, confirmou-se pela fraude, ou seja, fizeram uma manipulação na chave de aferição, o que reduzia a contagem do consumo e ainda colocava a segurança do sistema elétrico e das pessoas do local e da vizinhança em risco”, explica.

Por questões de segurança, assim que confirmaram a irregularidade no medidor da empresa, as equipes da Energisa interromperam o fornecimento de energia no local, já que qualquer intervenção no sistema de distribuição de energia pode provocar curto circuito, choque elétrico e até incêndios de grandes proporções. Também foi registrado Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as medidas cabíveis conforme determina o Código Penal.

NA REGIÃO

Só na região de Catanduva, de janeiro até agora, os profissionais da Energisa Sul-Sudeste realizaram 941 inspeções, das quais foram confirmadas 189 irregularidades de desvio de energia por meio de ligações clandestinas e adulteração de medidores. Para se ter uma ideia dos prejuízos, as irregularidades somaram 1,1 milhão de kWh de energia, o que seria suficiente para abastecer 5.668 casas, com consumo médio de 200 kWh, durante um mês.

DENUNCIE

Uma vez que os furtos e fraudes na rede impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, é essencial que a população auxilie no combate a esses crimes.

A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da companhia, e a identidade do denunciante é mantida em anonimato. Basta acessar https://www.energisa.com.br/ na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou ligar gratuitamente para 0800 70 10 326.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região