Será realizada nesta terça-feira, 28, a eleição do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Catanduva. Ao todo, 18 organizações do setor estão habilitadas para participar do fórum que elegerá as entidades representantes da Sociedade Civil para o novo biênio, que vai de 2023 até 2025.
A eleição está prevista para começar às 8 horas, estendendo-se até o meio-dia, e será realizada na Casa dos Conselhos de Catanduva, situada na rua Ceres, nº 80, no bairro Nosso Teto.
O Comas é um órgão colegiado do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social de Catanduva. Tem caráter deliberativo, formativo e fiscalizador, onde seus conselheiros colaboram na tomada de decisões relacionadas à aprovação de planos, gastos com recursos públicos e acompanhamento da política pública.
As Organizações de Usuários habilitadas para o procedimento são Cras Bom Pastor, Cras Juca Pedro, Cras Imperial, Cras Nosso Teto e Creas.
Já as Entidades e Organizações de Assistência Social habilitadas são Associação Assistencial, Promocional e Educacional Ortega Josué (APEOJ), Associação de Assistência São Vicente de Paulo, Associação Espírita Beneficente Paulo de Tarso, Associação Lar da Criança Lola Zancaner, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa de Apoio à Criança, Casa Lar Filhos da Graça, Cáritas Diocesana de Catanduva – República Nossa Senhora dos Aflitos, Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC), Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro e Recanto Monsenhor Albino.
Também estão habilitadas a participar como Organizações e Entidades de Trabalhadores do Sistema Único Assistência Social (SUAS) o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e a 41ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Catanduva (OAB).
O PROCEDIMENTO
A eleição da Sociedade Civil considerará os segmentos representativos, atendendo os seguintes critérios para a composição do Conselho: um representante de Usuários e Organizações de Usuários; seis representantes de Entidades de Assistência Social; e um representante de Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
As cédulas eleitorais foram confeccionadas e aprovadas previamente pela Comissão Eleitoral e os segmentos estarão relacionados na cédula por ordem alfabética. O voto será secreto e depositado em urna destinada exclusivamente para este fim. Cada vez que o nome da entidade for indicado em uma das cédulas de votação será computado como um único voto.
Totalizados os votos, aqueles que obtiverem o maior número, de acordo com seu segmento, serão proclamados para compor o Conselho para o biênio de 2023/2025, que tem início no dia 10 de março.
Autor